Crimson Tactics: The Rise of the White Banner – Análise

Crimson Tactics: The Rise of The White Banner é um RPG tático baseado em turnos. Possui ambientação num mundo medieval de alta fantasia e desenrola uma história política repleta de ação no país de Wendalle.

Arte promocional oficial exibindo um bardo em frente à fogueira

O jogo é uma verdadeira obra de arte e revive o estilo estratégico tão esquecido dos RPGs com combates em turnos. Foi claramente inspirado em games como Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, clássicos maravilhosos.

Hoje eu trago uma Review com os principais pontos que eu achei dignos de nota sobre Crimson Tactics: The Rise of the White Banner.

Assista em Vídeo

Disponível em breve.

Ambientação

Crimson Tactics se passa num mundo medieval de fantasia, com belíssimos cenários muito bem detalhados. Há cenários de fortalezas, mares, cidades, florestas e todos são muito bem desenhados.

A atmosfera segue a mesma fórmula que já vemos há tempos neste tipo de jogo e que vimos, inclusive, no recém analisado Septaroad Voyager, outro game incrível cuja review você pode acessar clicando aqui.

Trecho de gameplay combate contra diversos inimigos

O nível de imersão é digno de um Final Fantasy Tactics. O jogo leva você a realmente se inserir neste universo magnífico criado por Crimson Tactics: The Rise of The White Banner.

Apesar de se parecer imensamente com o Final Fantasy Tactics e, portanto, as comparações serem inevitáveis, há um ponto onde Crimson Tactics se destaca e se diferencia: em sua apresentação.

Tela de inspeção de personagem em combate com troca de classe e demissão de unidade

Enquanto elementos de combate, movimentações e até mesmo cenários são muito próximos daqueles já vistos no aclamado clássico dos RPGs táticos, a fluidez das animações, das movimentações, as partículas e texturas dos ambientes e diversas mecânicas de combate são muito mais “modernas” e agradáveis aos tempos atuais.

O único ponto negativo da ambientação é a baixa diversidade de locais. Você tem basicamente, cidades e fortalezas como planos de fundo nos combates durante quase todo o jogo. É difícil encontrar alguma outra variação.

Trilha Sonora de Crimson Tactics

A trilha sonora de Crimson Tactics está excelente. Todas as músicas encaixam perfeitamente bem nos ambientes onde tocam. Os efeitos sonoros também são sempre bastante coerentes, tudo com um timing esplêndido.

Abaixo deixo uma amostra das músicas que você pode encontrar no jogo.

Jogabilidade

Crimson Tactics: The Rise of The White Banner traz ângulo de visão, movimentação de câmera e de personagens sobre grid. Tudo dentro do padrão já visto em jogos como Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre.

Trecho de combate em Crimson Tactics

Todavia, traz também novas mecânicas de combate, como por exemplo as seguintes:

  • Danos em área com diferentes aplicações no grid de combate;
  • Habilidades de dano ao longo do tempo;
  • Sistema de morte temporária e definitiva de unidades adicionais;
  • Recrutamento de unidades adicionais para auxiliar nos combates;
  • Ativação e desativação manuais de inteligência artificial para unidades se tornarem autônomas;
  • Ajuste dinâmico da dificuldade do jogo de acordo com seu desempenho nos combates, mantendo as lutas sempre desafiadoras, dentro do seu próprio limite;
  • Possibilidade de manter habilidades, mesmo após alteração de classes;
  • Altíssima capacidade de personalização de equipamentos, com enorme variedade deles disponíveis para obter durante a campanha.

E há muito mais coisas interessantes ainda, mas estas são as que considerei mais relevantes e dignas de nota.

Por fim, o combate em turnos é sempre muito bem-vindo para um fã do gênero de longa data como eu. Inclusive, se você também gosta de combates em turnos, então você precisa conhecer o jogo Waven. Waven é um MMORPG que combina tudo o que há de melhor no estilo. Isto, claro, junto à possibilidade de jogá-lo com e/ou contra outras pessoas. Você pode acessar a análise completa clicando aqui.

História de Crimson Tactics

Wendalle é um reino fraturado, partido e, consequentemente, frágil. Em decorrência de inúmeros problemas políticos que envolvem o país em sombras, num dado momento um antigo amigo do Rei resolve traí-lo. E ele, o Rei, é assassinado.

Este é o pontapé inicial para a trama de Crimson Tactics, que segue com o surgimento de um herói que se torna a única esperança de Wendalle. É um conto clássico, padrão e mediano. Porém, muito bem contado a ponto de contagiar e dar vontade de ver o desenrolar do enredo.

Gráficos

Crimson Tactics: The Rise of The White Banner possui gráficos excelentes em estilo pixelado, já padrão no gênero ao qual o game pertence.

Trecho de batalha em Crimson Tactics

As texturas dos personagens e das construções, mas especialmente dos animais, são magníficas, belíssimas. A movimentação da água também chama a atenção, bem como o sistema de iluminação que traz uma imersão maior que o de costume nesse estilo de jogo.

Os planos de fundo em paralaxe, as sombras e a movimentação da câmera também são pontos a se levar em consideração. Tudo foi muito bem trabalhado e Crimsom Tactics entrega um produto final muito bem acabado.


Você pode também gostar de

Desempenho

O jogo me surpreendeu bastante no querido desempenho por ser bem mais pesado do que eu esperava. Dadas as circunstâncias, esperei que ele rodasse a 60 quadros por segundo até mesmo em gráficos integrados. Porém nos da Intel isso não foi possível de alcançar.

Desempenho na resolução 1080p em UHD Graphics 770
Desempenho na resolução 1080p em UHD Graphics 770 configurações do jogo parte 1
Desempenho na resolução 1080p em UHD Graphics 770 configurações do jogo parte 2

Como observado acima, utilizei o UHD Graphics 770 (gráficos integrados dos processadores de 12ª e 13ª geração Intel). Assim foi possível apenas obter 30 quadros por segundo em 1080p. Todas as texturas e sombras no médio e os efeitos de filtro anisotrópico, bloom e oclusão de ambiente desligados.

Tenho plena certeza de que seria possível obter mais quadros nos gráficos integrados da AMD, mas não tenho um processador desses para testes aqui no momento.

De todo modo, Crimson Tactics é um game tático, como o nome indica, então realmente não há a menor necessidade de uma taxa de quadros muito elevada. É absolutamente razoável jogá-lo em 30 FPS.

Todavia, alterando o hardware o jogo rodou super bem em uma placa de vídeo de entrada, então nem me dei ao trabalho de testar uma mais potente.

Desempenho na resolução 1080p em RTX 3050
Desempenho na resolução 1080p em RTX 3050 configurações do jogo parte 1
Desempenho na resolução 1080p em RTX 3050 configurações do jogo parte 2

No teste, utilizei um PC com Core i9 12900k, RTX 3050, 48GB de RAM DDR4 3200Mhz em Dual Channel e um SSD. Neste caso, obtive uma taxa de quadro na casa dos 140 FPS com tudo no máximo.

E apenas para fins de informação adicional, a página oficial do Steam para Crimson Tactics: The Rise of The White Banner exige os seguintes requisitos mínimos para que o jogo rode:

Requisitos mínimos do jogo página oficial de Crimson Tactics no Steam
  • Processador: Intel Core i3 6100 ou equivalente
  • Memória RAM: 8Gb
  • Placa de Vídeo: Geforce GT 1030 ou equivalente
  • Armazenamento: 15Gb
  • Adicional: é necessário processador e sistema operacional de 64-bit
Requisitos mínimos do jogo página oficial de Crimson Tactics no Steam

Fator Replay

Crimson Tactics: The Rise of the White Banner possui muitos segredos ao longo de toda a campanha, além de diversas possibilidades durante a gameplay. Tudo isso torna o solo fértil para jogar novamente e ver por conta própria as diferenças que suas escolhas podem fazer.

Além disso, ao jogar pela primeira vez nós ainda não estamos a par de todos os detalhes envolvidos no jogo. Este é outro fator que auxilia para o replay da campanha.

Este é um jogo que definitivamente vale a pena ser jogado mais de uma vez.

Disponibilidade de Crimson Tactics

Crimson Tactics está disponível exclusivamente via Steam, em acesso antecipado e disponível para comprar e jogar desde 25 de Julho de 2023.

Veredito

Crimson Tactics: The Rise of the White Banner é um jogo que remonta aos RPGs táticos mais icônicos que este mundo já viu. Foi inspirado em Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, como os próprios devs enfatizam.

O jogo possui algumas questões, como o desempenho abaixo do esperado para os gráficos que entrega. Porém, são apenas pequenos detalhes que podem ser facilmente relevados.

Crimson Tactics ainda encontra espaço para inovar em sistemas de combate. Tem uma movimentação mais fluida e brilha nos cenários e composições, mas peca um pouco no enredo. No geral, fica entre FF Tactics e Tactices Ogre.

Por falar nestes games, Final Fantasy Tactics tem uma nota 8,3 e Tactics Ogre uma nota 8,8 pela crítica especializada no Metacritic.

Portanto, neste mundo, acredito que Crimson Tactics: The Rise of the White Banner merece a digna nota 8,5.

Crimson Tactics: The Rise of the White Banner R$ 89,99

Nome: Crimson Tactics: The Rise of the White Banner

Descrição: Crimson Tactics: The Rise of the White Banner traz uma aventura épica na forma de um RPG tático baseado em turnos. Situado em um mundo medieval de alta fantasia, testemunhe uma enorme ruptura política através da vida de diferentes personagens e lute pelo destino de Wendalle.

Estúdio: Black March Studios

  • Ambientação - 8/10
    8/10
  • Trilha Sonora - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • História - 7/10
    7/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Desempenho - 8/10
    8/10
  • Fator Replay - 8/10
    8/10

Deixe sua Opinião

Vote você também no jogo escolhendo uma quantidade de estrelas logo abaixo! Dê a sua própria nota e contribua com a comunidade 🙂

Nota
8.5/10
8.5/10
Nota do Público
5 (1 vote)

Pontos Positivos

  • Design moderno
  • Texturas muito bem trabalhadas
  • Inova no sistema de combate
  • Inova na adequação autônoma de dificuldade
  • Riqueza de classes e equipamentos

Pontos Negativos

  • Pouca diversidade de ambientes
  • Adaptação difícil para quem está tendo o primeiro contato com o gênero por conta do excesso de informação