O que é Waven? Novo MMORPG GRÁTIS em PT-BR

Acabo de testar Waven, um novo jogo online gratuito do gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game). Desenvolvido pela Ankama Studio e publicado pela Ankama Games, Waven é mais uma obra dos mesmos criadores dos amplamente conhecidos Dofus e Wakfu. O jogo possui visual cartunesco, com personagens bem detalhados, animações de qualidade e um enredo mais chamativo do que eu esperava, além de uma trilha sonora encantadora.

O combate tem um estilo tático surpreendentemente cativante, com batalhas difíceis e divertidas ao mesmo tempo, integrando elementos de estratégia tanto na luta direta com inimigos, como adicionando tarefas extras e regras especiais aos combates em determinados momentos.

Nesse artigo eu vou te explicar em detalhes do que se trata Waven, falar sobre questões técnicas de desempenho e visual e, ao final, darei minha opinião e uma nota ao game, como de costume nesse quadro “O que é …” aqui do canal.

Assista em Vídeo

Ambientação em Waven

Waven se passa num mundo submerso onde sobraram apenas algumas pequenas ilhas. Você encarna um aventureiro dos mares em busca de uma explicação para essa grande mudança. Outrora, deuses e dragões reinavam absolutos. Hoje, a magia persiste, mas o que aconteceu com as entidades mitológicas de antigamente?

No alvorecer de uma nova era, escolha seu herói, equipe-se com seus melhores feitiços e embarque em uma incrível odisseia. Viaje de ilha em ilha através de um vasto mundo povoado por criaturas excêntricas, aumente seu nível, aperfeiçoe sua estratégia e descubra os segredos desse mundo à deriva.

As ilhas disponíveis na demo de Waven

Na demo disponível atualmente, há algumas ilhas que nós podemos visitar livremente após passarmos pelo tutorial obrigatório no início do jogo. As ilhas são diversas, ricas em detalhes, cheias de NPCs diferenciados que apresentam missões e vendem itens. As paisagens são exuberantes e os gráficos bastante detalhados, bem bonitos mesmo.

O mundo e a história de Waven me lembram bastante um jogo espetacular que eu ainda vou trazer pro canal, chamado Oceanhorn: Monsters of Uncharted Seas. Esse jogo é simplesmente incrível e tem uma ambientação muito parecida com a de Waven, se passando num mundo tomado pelo mar após uma catástrofe causada pelo temível monstro Oceanhorn.

Isso é definitivamente mais um motivo para eu ter gostado tanto de Waven.

Jogabilidade

Waven é uma nova experiência de RPG, acessível, divertida e imersiva, que mistura aventura e estratégia com combates em turnos. O jogo foi inspirado nos RPGs táticos clássicos e associa mecânicas de construção de deck e combates estratégicos em campos de batalha no formato de grid, como os maravilhosos Crimson Tactics: The Rise of the White Banner, Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, por exemplo.

O campo de batalha em Waven

Os comandos são bastante simples e tudo é explicado nos mínimos detalhes durante o tutorial inicial que eu recomendo que você faça prestando plena atenção para não ficar perdido depois. Lá, como eu já disse, explica absolutamente tudo o que você precisa saber para jogar Waven.

O Combate

Os combates do jogo são baseados em turnos, estratégicos e extremamente divertidos. Como eu já comentei antes ainda neste artigo, as batalhas são difíceis e divertidas ao mesmo tempo, integrando elementos de estratégia tanto na luta direta com inimigos, como adicionando tarefas extras e regras especiais aos combates em determinados momentos.

Os combates são baseados em turnos

A duração de cada batalha varia de acordo com a sua experiência e similaridade com o estilo de gameplay de Waven, além de ainda contarem muito as regras e objetivos adicionais – geralmente opcionais, mas extremamente valiosos para seu leveling – que dão aos combates uma outra camada de complexidade. Isto pode acabar tornando as batalhas bem mais desafiadoras e mais longas. Mas, em geral, cada batalha comum (que não seja contra um chefão) dura cerca de 5 a 8 minutos. E se for contra um chefão dos mais fortes você pode acabar levando entre 15 a 20 minutos para finalizar um combate.

A movimentação nas batalhas é feita por grid, assim como num Final Fantasy Tactics da vida. Você pressiona o mouse sobre seu personagem e movimenta até o quadro onde quer que ele se mova ou em cima de um inimigo para desferir um golpe físico.

Os combates são baseados em turnos num sistema de Grid

Temos também a possibilidade de se lançar magias, caso a sua classe as tenha disponíveis, ou outras habilidades especiais em Waven. Elas serão sempre apresentadas na forma de um deck, cartas que, quando utilizadas, causam ações diversas. Na minha classe mágica, por exemplo, posso lançar ataques de fogo, de ar, de terra e assim sucessivamente.

Para utilizar as habilidades especiais é necessário consumir Pontos de Ação. Estes pontos especiais são um recurso fundamental na sua gameplay. Eles permitem causar diversos danos em inimigos, sejam eles elementais, à distância ou outros que você tiver à sua disposição no momento.

Exemplo de lançamento de magia em Waven

As cartas são escolhidas fora de combate, então você deve planejar com cuidado que tipo de gameplay deseja nas batalhas. Uma vez que esteja numa luta, as cartas serão adicionadas de forma aleatória à sua mão.

Apesar de haver uma limitação na quantidade de cartas que você pode equipar no personagem ou mesmo ter na sua mão durante as batalhas, elas não acabam. Você pode utilizá-las quantas vezes desejar. Todavia, após usar uma carta ela sairá da sua mão e será aleatória a ordem com que você puxará um novo card. Portanto, é sempre ideal pensar bem antes de utilizar uma magia, por exemplo, se quiser realizar combos mais eficientes.

Como de costume, a batalha acaba quando todos os inimigos são derrotados ou, em casos específicos, quando você conclui o objetivo de regra especial do combate.

É possível evocar companheiros durante os combates também, mas entrarei em detalhes sobre isso mais adiante no capítulo “Um Jogo Completo” deste artigo.

As Classes de Waven

Waven apresenta um total de seis classes, porém somente cinco delas estão disponíveis nesta demo. É possível escolher entre classes de combate corpo a corpo, arqueiros, magos e muito mais. Cada classe possui suas próprias árvores de habilidades, permitindo que personalizemos nossos personagens de acordo com a nossa preferência e estilo de gameplay.

Escolha de Classes no modo Simples

As classes disponíveis na Demo são as seguintes:

  • Arqueiro;
  • Curandeiro;
  • Guerreiro;
  • Mago;
  • e Assassino.
Escolha de classes no modo Expert

Há ainda a possibilidade de escolhermos as classes num modo mais avançado. Isto nos permitirá um controle ainda maior dos detalhes envolvidos no nosso estilo de gameplay.

Escolha de Subclasses no modo Expert

Após escolher uma das classes principais, o jogo apresentará algumas subclasses para escolhermos. Elas alteram a forma como nosso personagem vai performar em combate. Por exemplo, ao escolher um Mago, podemos então optar por uma dentre cinco possibilidades de subclasses.

Cada qual terá um bônus específico, uma habilidade passiva, que auxiliará num estilo totalmente diferente de estratégia nos combates. Isto nos ajuda a montar um personagem ainda mais personalizado para as nossas especificidades pessoais.

Trocando de Personagem

Existe um sistema de troca de personagens em Waven que é simples e útil demais. O mais comum é que você tenha que deslogar a sua conta, voltar à tela inicial e iniciar todo o processo de criação de personagem ou de login novamente quando quer trocar de personagem num MMORPG.

Procedimento de troca de conta

Em Waven esse processo foi absurdamente simplificado. Basta clicar sobre o porta-retrato do seu herói atual e então selecionar seu outro personagem com o qual deseja jogar. Ou até mesmo iniciar a criação de um novo sem ter que trocar de tela.

Ao trocar de personagem, o carregamento é quase instantâneo. Seu novo personagem aparecerá no lugar do atual sem a necessidade de uma tela de carregamento.

Trocar ou criar novo personagem em Waven

Ao criar um novo herói, clicando no + ainda no mesmo menu de troca de personagem, você terá acesso às opções de excluir um personagem já criado ao clicar no símbolo de lixeira. Além disso, ainda poderá criar um novo personagem ao clicar novamente no símbolo de + ainda nesta tela. Clicar neste botão abrirá a interface de criação de personagem novamente, tal qual ocorreu quando você criou o primeiro personagem.

O procedimento é idêntico, com a diferença de que o novo personagem entrará no jogo imediatamente sem ativar uma tela de carregamento.


Você pode também gostar de

Modo PvP de Waven

Waven também oferece um sistema de PvP (Player vs Player). Os jogadores podem participar de batalhas uns contra os outros num modo de Defesa da Ilha, lutando por recursos ou buscando disputas territoriais.

Como liberar o modo PvP

Para liberar o modo PvP é preciso antes avançar um pouco no modo PvE, completando missões até juntar Pontos de Conquista o suficiente. Isso acaba sendo interessante porque te prepara para os combates contra outros jogadores.

Até você liberar o modo PvP, já terá adquirido experiência o suficiente para travar combates muito mais interessantes. Isto tornando a vida de todo mundo mais divertida.

Ilha Koliseu com acesso ao modo PvP

Após concluir o requisito para a liberação do modo PvP, basta ir até a ilha chamada Koliseu. Esta ilha agora estará liberada para você acessar livremente.

Iniciando o combate PvP através do NPC na ilha Koliseu

Na ilha Koliseu, basta dirigir-se ao NPC logo à sua frente e iniciar um diálogo para entrar na interface do PvP. Durante esta Demo está disponível apenas o modo PvP 1 vs 1.

Tela de formação de combates PvP

Ao iniciar o diálogo com o NPC, uma nova tela aparecerá. Aqui você pode:

  • Verificar seu número de vitórias nesta temporada, no centro da tela;
  • Verificar o ranking de jogadores no PvP, no canto direito da tela;
  • Verificar o histórico com os seus últimos três combates, no canto esquerdo da tela;
  • Ou clicar em “Jogar” para iniciar um combate de um contra um no modo PvP, através do botão no canto inferior central da tela.
Trecho de combate PvP em Waven

O modo de PvP em Waven é como qualquer outro do jogo, ainda em turnos com campo de batalha em grid. Mas há alguns pontos importantes a serem considerados. Pontos que aumentam a competitividade e fazem com que o combate seja mais justo entre os participantes:

  • Todos os feitiços estão no nível 1, sem upgrades;
  • Todos os feitiços estão disponíveis para serem escolhidos livremente, sem necessidade de obtê-los através do modo PvE;
  • Os combates são cronometrados. Há um tempo máximo disponível para finalizar um turno. E há também um tempo máximo geral disponível para finalizar o combate inteiro;

Todo o restante permanece igual ao combate PvE.

Waven é Um Jogo Completo

Waven é um MMO bastante completo, contando com diversas opções de customização e aperfeiçoamento de personagens. Destaco as opções a seguir.

Troca de Equipamentos

Waven conta com um sistema de equipamentos para fortificar seu personagem. A partir dele será possível equipar até quatro anéis, um broche, um medalhão e uma braçadeira. Os itens possuem raridades, habilidades passivas e custos diversos, servindo a várias finalidades diferentes. Uma ótima opção para combar com seu estilo de gameplay.

Sistema de equipamentos

Sistema de Aprimoramento

Existe aqui um sistema de aprimoramento de equipamentos e feitiços, que nos permite torná-los mais poderosos. Para aprimorar um item ou feitiço, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse. Na tela de aprimoramento aparecerá o custo em Karma Coins.

Mas, além disso você deve ter uma cópia extra do item ou feitiço a fim de aprimorá-lo. Em níveis mais elevados, mais cópias ainda serão necessárias para realizar o aprimoramento.

Aprimoramento de equipamentos

E ainda há a opção de adicionar habilidades extra aos equipamentos. Veja um exemplo na imagem anterior, que adicionaria +10% de VIDA aos companheiros que tivermos equipados. Isto, claro, caso ativássemos esta habilidade especial neste anel.

Para ativar estas habilidades especiais será necessário obter uma moeda especial. Esta moeda geralmente é ganha aleatoriamente em baús ou concluindo masmorras no modo PvE do jogo.

Árvore de Talentos

Existe em Waven uma árvore de talentos, que nos traz a possibilidade de liberar novos feitiços e aprimorar ataque e vida do personagem.

A cada nível ganho com o personagem, receberemos 5 pontos de talento. Cada talento terá um custo específico, então você talvez precise juntar mais pontos antes de liberá-los.

Árvore de talentos

Os “talentos” que ficam no canto superior e inferior são, na verdade, feitiços especiais que você pode liberar para o seu personagem. Estes feitiços geralmente são utilitários e trazem benefícios como Pontos de Ação de Reserva extra, feitiços de teleporte e outras coisas do gênero.

No centro há habilidades especiais que aprimoram as passivas do seu personagem. Na direita é onde aprimoramos nosso poder de ataque físico. E na esquerda é onde aumentamos a Vida Máxima do personagem.

Troca de Aparência

Podemos ainda alterar a aparência do nosso personagem utilizando moedas gratuitas obtidas dentro do próprio jogo. Com um custo elevado, porém em Karma Coins, é possível obter novas aparências super divertidas. Karma Coins podem ser obtidas gratuitamente completando missões ou masmorras

Novas aparências de personagens

Companheiros de Combate em Waven

É possível definir e invocar companheiros durante os combates. Eles tornam a nossa vida mais fácil, adicionando poder de ataque e sobrevivência à nossa equipe.

Alguns companheiros possuem habilidades passivas que ajudam muito em tipos específicos de gameplay.

Para evocá-los é necessário obter pontos elementais referentes ao elemento do companheiro que será chamado ao combate. Para receber estes pontos, basta utilizar feitiços deste mesmo elemento. A quantidade de pontos elementais que cada feitiço concede pode ser vista ao passar o mouse sobre ele. Basta prestar bastante atenção a estes símbolos de elementos conforme exemplo na imagem a seguir.

Ganho de Pontos Elementais de Água do feitiço Disparo Ondulante que também concede 1 Ponto de Ação extra

Ao utilizar este feitiço, você receberá 1 ponto elemental de Água e mais 1 Ponto de Ação extra. Porém, ao olharmos para o nosso companheiro de combate podemos ver que ele custa 2 pontos elementais de água. Logo, apenas este feitiço não será suficiente para liberar sua evocação durante o combate.

Custo de evocação do companheiro Yaki

Já no exemplo a seguir, temos o feitiço Disparo do Alto-Mar. Este feitiço nos concederá 2 pontos elementais de Água e nos permitirá evocar nosso companheiro de combate de imediato, lançando apenas este único feitiço.

Ganho de Pontos Elementais de Água do feitiço Dispado do Alto Mar versus custo de evocação do companheiro Yaki

É importante perceber que há dezenas de companheiros de combate diferentes em Waven, como exibido na imagem a seguir. Cada um possui um custo diferente que pode ser de um ou mais elementos ao mesmo tempo.

É importante levar em conta a sua capacidade de gerar esses pontos elementais durante o combate, pois se não for possível alcançar o custo do companheiro, ele não poderá ser convocado à batalha.

Lista de Companheiros de Batalha

Trilha Sonora

A trilha sonora de Waven é muito boa, complementando a ambientação com excelência. Ela é composta por obras originais, geralmente orquestradas. Possui diferentes climas que compreendem os diferentes tipos de ilhas que temos no jogo.

A qualidade do áudio está excelente, cada efeito sonoro encaixa perfeitamente onde deveria encaixar e as músicas em si são muito boas de ouvir.

Abaixo deixo a OST do game, disponibilizada pelo canal @Solomonk no Youtube.

Comunidade de Waven

Sobre a comunidade de Waven, honestamente eu não vejo muita movimentação pela mídia. O público desse tipo de jogo é bem mais nichado e é normal não ter tanta fama no mainstream. Apesar disso, até hoje não recebi nenhuma treta sobre o game no Twitter, então a comunidade já tem um ponto positivo.

Visualizações no trailer oficial de Waven no Youtube

Apesar de ser um jogo mais nichado, o trailer oficial do jogo no Youtube tem mais de 4 milhões de visualizações. Logo, espero uma boa base de jogadores no lançamento.

Interação com outro jogador em Waven

Durante a Demo de Waven já é possível ver uma quantidade bastante interessante de gente perambulando por aí. Todos esses personagens que você clica e aparece a opção de convidar para o grupo são outras pessoas jogando. E a quantidade deles que eu encontrei na minha passagem por Waven me pareceram um ótimo sinal.

Desempenho

Waven é um jogo muito leve. Meu primeiro teste foi feito usando um Core i9 12900k junto de uma RTX 3050 e 48Gb de memória RAM. O jogo rodou perfeitamente bem com tudo no máximo. Foi renderizado originalmente em 1080p e aumentada a escala de resolução para ganhar umas bordas suaves a mais. E isso traz também maiores detalhes na ambientação e nos efeitos visuais. A resolução final ficou próxima dos 1440p.

Preset Personalizado com tudo no máximo possível além de escala de renderização em 30 rodando na RTX 3050 acima dos 130FPS

Após isto, percebi que nem valia a pena o trabalho de trocar para a RTX 3070. Digo isso porque sobrou o suficiente já na 3050 para rodar o jogo em 1440p com tudo no máximo através da escala de resolução. Certamente a 3070 sobraria ainda e daria para ir mais longe, chegando a uma resolução de 4k ou até mesmo nos 8k. Apesar disso ser totalmente desnecessário, tendo em vista que o ganho gráfico não é muito relevante.

Por fim, testei nos gráficos integrados UHD Graphics 770 do i9 12900k. Ainda assim, o jogo alcançou mais de 60 quadros com as configurações no baixo e escala de resolução em 130% (resolução original de 1920x1080p). No fim, ficou bem próximo dos 60 FPS com o preset do Médio, ainda na mesma resolução.

Preset Baixo nos gráficos integrados UHD Graphics 770 do Core i9 12900k

Disponibilidade

Waven está previsto para ser lançado ainda em 2023 e poderá ser jogado gratuitamente online no PC, Mac, smartphones e tablets. O jogo está sendo desenvolvido com tecnologia cross-platform e compartilha o servidor entre todas elas,. Isso significa que você pode começar a jogar no PC e continuar no smartphone, tablet ou no seu Mac sem o menor problema.

Atualmente Waven possui uma página no Steam, na qual você poderá adicioná-lo à sua lista de desejos para receber uma notificação quando o jogo estiver disponível.

Veredito

Waven é um MMORPG super divertido e que prendeu a minha atenção de uma forma impressionante, como já não acontecia há muito tempo. A mescla da escolha de visual com o estilo de combate em turnos com campos de batalha em grid me pegou em cheio!

Waven não é um jogo para todos. Numa sociedade cada vez mais imediatista e sofrendo da Síndrome do Pensamento Acelerado, é normal que os combates de ação frenéticos, rápidos e cheios de efeitos visuais ricos em cores sejam sempre a escolha mais comum.

Waven possui combates lentos, estratégicos e que requerem a capacidade de manter a atenção na mesma coisa por mais do que alguns segundos.

De todo modo, o sucessor de Dofus e Wakfu veio para tomar lugar no mercado e talvez até mesmo alcançar o mainstream. Waven traz combates divertidos e desafiadores, trilha sonora muito bem elaborada e que cabe bem em cada situação do jogo.

Além disso, traz ainda visuais lindos e muito bem trabalhados. Possui um tutorial que ensina absolutamente tudo o que uma pessoa precisa saber para começar a jogar, além de um enredo e uma ambientação bastante chamativos.

Tactics Ogre no Metacritic

Waven é um jogo quase tão incrível quanto Tactics Ogre. E num mundo onde Tactics Ogre recebeu a nota 8,8 da crítica especializada e 8.7 do público geral, acredito que Waven merece uma nota 8,5/10.

Waven GRÁTIS

Nome: Waven

Descrição: Forje o seu destino: escolha seu personagem, equipe-se com seus melhores feitiços e navegue de ilha em ilha para acumular conquistas e fortuna. Desenvolva seu personagem e sua estratégia neste RPG tático multijogador e free-to-play com gráficos originais e coloridos.

Estúdio: Ankama Studio

  • Ambientação - 8/10
    8/10
  • Trilha Sonora - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História - 7/10
    7/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Desempenho - 10/10
    10/10
  • Fator Replay - 10/10
    10/10

Deixe sua Opinião

Vote você também no jogo escolhendo uma quantidade de estrelas logo abaixo!

Dê a sua própria nota e contribua com a comunidade 🙂

Nota
8.5/10
8.5/10
Nota do Público
0 (0 votes)

Pontos Positivos

  • Combate por turnos rico e divertido
  • Controles simples e customizáveis
  • Dificuldade adequada no PvE
  • Classes com habilidades únicas
  • Trilha Sonora excelente
  • PvP super balanceado
  • Personagens secundários não começam do zero absoluto
  • Tutorial inicial super discreto

Pontos Negativos

  • Masmorras longas em estilo rogue-like
  • Temporadas de PvP curtas