O que é Alaloth: Champions of the Four Kingdoms?

Alaloth: Champions of the Four Kingdoms é um RPG com combate em tempo real que lembra demais Baldur’s Gate, Pillars of Eternity, The Bard’s Tale, Neverwinter Nights e outros jogos desse gênero.

Mas a grande graça de Alaloth é que o combate dele foi desenvolvido de forma que ficou bem similar ao tipo de combate que vemos em jogos do estilo Souls, como Dark Souls, WoLong e Elden Ring, mesmo sendo um jogo com visão isométrica. E eu achei isso superinteressante!

Trecho de gameplay de Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Assistir em Vídeo

Assista mais em meu canal no Youtube, TikTok, página no Twitter ou Instagram.

História e Origens de Alaloth

Coincidentemente eu fiz uma postagem recentemente no Twitter justamente expondo quais eram meus jogos isométricos favoritos. Dentre as minhas escolhas, duas estão sendo citadas nesse vídeo: Alaloth, o grande astro de hoje, e ainda Baldur’s Gate. Este último foi assumidamente a grande inspiração que deu origem ao Alaloth, juntamente a Dark Souls.

Trecho de gameplay de Baldur's Gate

Eu tenho um passado amplo com os games da franquia Baldur’s Gate, fui fissurado neles por boa parte da minha adolescência. O visual do jogo é idêntico ao que encontramos em Alaloth. Mas em Baldur’s Gate nós utilizamos as regras do RPG de mesa Dungeons and Dragons e temos combates bastante similares aos idealizados nas campanhas de D&D. Além disso, o background envolvendo guerras civis e intrigas é compartilhado por ambos os games também.

Em Baldur’s Gate, no entanto, a história é mais focada na investigação de uma suposta conspiração. Há confronto de organizações clandestinas e vamos em busca de mais informações sobre o passado do próprio personagem principal.

Já em Alaloth, vivenciamos um período logo após uma grande guerra entre deuses. A maioria deles acabou morrendo ou perdendo seus poderes e isso fez com que Alaloth, o vencedor da grande guerra, tomasse o controle quase total do mundo humano. Ele ficou livre para trazer o caos e a destruição como bem desejar. O objetivo é impedir que Alaloth tenha sucesso em sua empreitada. Além, é claro, de se envolver em algumas intrigas entre reinos também.

Gráficos

Alaloth é um jogo simplesmente lindo! A visão isométrica em nada impediu que os desenvolvedores tivessem um carinho extremo pelo game. Inclusive deixando a possibilidade de manter os quadros destravados, dando uma fluidez enorme ao jogo. O que é fundamental para que o combate funcione adequadamente.

Print Screen de um trecho de gameplay de Alaloth Champions of the Four Kingdoms na cidade de Vhoken'Mahl

Os personagens se movem bem, as animações são todas muito bem-produzidas e o jogo tem um desempenho excelente até mesmo em computadores mais básicos. Tudo isso sem comprometer a qualidade da sua gameplay.

Alaloth possui vários personagens com texturas diferentes, com aparências únicas. Algo que eu realmente não esperava num jogo desse gênero, mas que é fundamental para aumentar a imersão. Geralmente se reutiliza muitas texturas em várias partes dos jogos desse tipo a fim de facilitar o desenvolvimento.

Print Screen de um trecho de gameplay de Alaloth Champions of the Four Kingdoms na região de Vaizmil's Crossing
Print Screen de um trecho de gameplay de Alaloth Champions of the Four Kingdoms na região de Mayfalls

Os cenários são magníficos e são a parte mais incrível do jogo, no quesito gráficos. Os ambientes são lindos, ricos e diversos. Andar pelas cidades é sempre uma boa ideia. Não somente para aproveitar a paisagem, mas também pelos diálogos de NPCs que tanto enriquecem o ambiente. O que nos leva ao próximo tópico.

Riqueza de Detalhes

Ainda no tema dos gráficos, mas em outra ponta do assunto: há uma vasta riqueza de detalhes em Alaloth. Cada campo de batalha é único, com suas próprias características. Características estas que, inclusive, afetam o seu combate.

Trecho de gameplay de Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Em alguns terrenos é possível perceber áreas de dano elemental, veneno, espinhos e diversas outras coisas que afetam seus combates e te fazem mudar de estratégia.

Print Screen de um trecho de gameplay de Alaloth Champions of the Four Kingdoms na cidade de Knife Ear's Hideout

Já nas cidades, é possível perceber telas relacionados a cada tipo de povo que a habita. Elfos da Madeira vivem em cidades erguidas sobre árvores. Elfos militares, em cidades fortificadas. E muitas outras possibilidades, dependendo da raça e tipo de povoado que vive naquela cidade que você está visitando.

Tudo foi desenvolvido com carinho e atenção para aumentar a sua imersão.

Trilha Sonora de Alaloth

A trilha sonora do jogo é ótima também. Possui algumas músicas super marcantes e os arranjos escolhidos foram de ótimo gosto. Combinam perfeitamente com a temática e dão ao jogo uma maior profundidade e imersão. Além, é claro, de serem muito boas de ouvir por si só.

A variedade também me chamou a atenção, há músicas diferentes para cada local, então você ouvirá poucas repetições ao longo da gameplay.

O único defeito para mim são os loops. As músicas se repetem em algum momento, se você ficar no mesmo local por tempo o suficiente. E na hora em que elas vão reiniciar, às vezes dá uma sensação de pausa que quebra um pouco a atmosfera toda.

Acho que poderiam ter prestado um pouco mais de atenção nesse detalhe, a fim de suavizar a troca e repetição das músicas. Mas é apenas um detalhe mesmo, não atrapalha na imersão e nem nada.

Combate

O combate, como dito antes, é surpreendentemente bom e inacreditavelmente desafiador.

Apesar de ser um game isométrico, a maior parte das mecânicas do combate lembram muito um jogo do tipo Souls-like. Desde a necessidade de prestar absoluta atenção aos timings das skills dos inimigos, até usar esquivas e diferentes habilidades para mantê-los longe a fim de não receber dano. Tudo lembra um Dark Souls.

Print Screen de um trecho de gameplay de Alaloth Champions of the Four Kingdoms realizando uma esquiva durante o combate contra um Troll da Floresta

A esquiva, aliás, é uma das mecânicas principais desse jogo. Ela não só é útil, mas é definitivamente necessária para que você consiga concluir os desafios.

Além disso, você possui diversas possibilidades de equipar seu personagem. Pode deixá-lo mais ágil, porém com cada ataque menos poderoso. Pode deixá-lo mais pesado, porém com uma super capacidade defensiva. Pode optar por utilizar magias ou habilidades físicas, ataques corpo-a-corpo ou à distância.

Este último é bastante parecido com um Elfo Arqueiro clássico de D&D, que não é 100% dependente de arco e flecha, mas também possui uma ótima capacidade de combates com espada e escudos. É possível utilizar magias elementais ou divinas, ofensivas ou de apoio para melhorar suas capacidades básicas. Além ainda ser possível misturar um pouco de cada coisa, se assim você desejar. A liberdade de escolhas é incrível!

Liberdade de Escolhas em Alaloth

Por falar em liberdade de escolhas, ela é absoluta aqui. Você pode escolher livremente a aparência, a raça e o background específico para a raça escolhida. Isso vai influenciar pouco, mas te concede alguns bônus interessantes e melhoram seu personagem para classes específicas que você queira produzir posteriormente. Pode escolher ainda as armas iniciais do seu personagem, mas isso não afeta a classe com a qual você jogará e sim apenas quais armas serão as suas primeiras mesmo.

Print Screen da tela do mapa mundo de Alaloth Champions of the Four Kingdoms

A classe em si não existe nesse jogo, mas você terá ter de escolher um conjunto de habilidades e outros bônus para seu personagem. Eles vão determinar a forma como você vai controlá-lo em combate. Isso é basicamente a classe, da mesma forma como funciona um Dark Souls ou o Elden Ring.

Você não escolhe uma classe especificamente, mas sim um ponto de partida. Depois vai moldando os status do seu personagem de forma que ele atue como mais lhe for conveniente.

É possível ter ataques à distância como um arqueiro, magias como um mago ou feiticeiro, ou ainda habilidades divinas, como um clérigo ou paladino. É possível até mesmo ter magias da natureza, como um druida.

Print Screen da tela de escolha de habilidades relacionadas à Natureza em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Você também controla todo o seu caminho pelo mapa do jogo. Pode ir a qualquer lugar, em qualquer ordem que desejar. Apesar disso, há desafios com diferentes níveis de dificuldade e isso certamente vai impactar a sua chance de sucesso. Então é necessário escolher os que estejam à altura do seu personagem no momento.

Modo de Jogar

Logo de cara, você deve escolher o modo de jogo que deseja: modo single-player ou competitivo. Competitivo é um péssimo termo, pois leva a imaginar que você jogará contra outras pessoas. Não é esse o caso.

Neste modo você jogará contra três outros campeões controlados por inteligência artificial que tornarão a sua vida muito mais difícil ao longo da campanha. Mas também concederá recompensas únicas que você não encontrará no modo single-player. Este modo de campanha dá sentido ao nome do jogo: Alaloth: Campeões dos Quatro Reinos. Você representa um reino e outros três campeões representaram os outros três reinos, todos competindo para ver quem derrota Alaloth primeiro.

Eu definitivamente não recomendo esse modo de jogo para players de primeira viagem ou pessoas que não tenham tanta similaridade com esse tipo de gameplay. É absurdamente difícil aprender todas as mecânicas importantes do jogo e você ainda terá três perturbados te atormentando o tempo todo, o que tornará a sua vida ainda mais complicada.

Tela de escolha do modo de jogo em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Já o modo single-player, é como o nome diz: você sozinho, sem ter que se preocupar com outros campeões te atrapalhando no objetivo de derrotar Alaloth. Isso te dá tempo livre para explorar à vontade o mundo do jogo, que é enorme e cheio de coisas legais para se ver, ambientes lindos de se admirar e desafios que te deixarão de cabeça quente por serem complicados demais até para um personagem de nível alto.

Tela de escolha de Raça em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Escolhido o modo de jogo, agora precisamos determinar a raça e o background do nosso personagem. Você pode optar por:

  • Humanos, a raça mais equilibrada de todas;
  • Elfos, uma raça voltada para a magia e com menor defesa física;
  • Anões, uma raça mais resistente contra frio, atordoamento e magia;
  • Ou Orcs, uma raça mais resistente contra fogo e veneno, porém mais frágil contra o frio.
Tela de escolha de Estilo de Combate armas iniciais em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Após isto, escolhemos as armas iniciais. Recomendo espada e escudo, que facilitam os primeiros combates até você poder equipar outras armas diferentes.

Tela de escolha de Legado em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Agora escolhemos o legado do nosso personagem. Isso monta todo o background dele, importante para uma maior imersão na história, te fazendo sentir realmente parte de toda a trama que o jogo está desenvolvendo.

Tela de escolha de Alinhamento do personagem em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Podemos então escolher o alinhamento. Podemos ser neutros, bons ou maus. Isso mudará linhas de diálogo, opções disponíveis nos diálogos para que se adequem melhor ao nosso alinhamento, bem como algumas recompensas ou penalidades disponíveis ao longo da nossa jornada pelo por Alaloth: Champions of the Four Kingdoms. Eu optaria por neutro, é a que mais traz possibilidades. Porém é divertido ser do mal e quebrar tudo de vez em quando também.

Tela de escolha de Deidade em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Feito isso, podemos escolher a nossa deidade. A escolha nos trará alguns bônus específicos que auxiliaram a alguns tipos diferentes de gameplay. Por exemplo, escolher a deusa Vaizmil torna seu personagem um clérigo ou paladino mais eficiente e encaixa melhor na lore de uma dessas classes, pois te dá um bônus contra mortos-vivos. Em contrapartida, reduz sua quantidade total de Vida – nada muito expressivo. Há várias opções, é bom fazer esta escolha já pensando em que tipo de classe você quer ter futuramente.

Tela de customização da aparência do personagem em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Por fim, finalmente poderemos montar a aparência do nosso personagem. Eu gosto de customizar para que a aparência coincida bem com a classe que eu quero jogar. Por exemplo, eu não faria um elfo loiro ou um mago arcano jovem demais. Mas isso tudo é questão de gosto pessoal e do quanto você se importa com a imersão e com a lore do jogo.


Você pode também gostar de

Avançando na Campanha em Alaloth

Montado o personagem, é hora de avançar na história e completar a sua campanha.

Para avançar na história de Alaloth: Champions of the Four Kingdoms você precisará de algumas coisas: equipamentos e itens para auxiliar seus combates, além de ouro e boas relações com as várias nações disponíveis no game, a fim de obter acesso a novas coisas que lhe ajudarão ao longo de sua campanha.

Print Screen do trecho de gameplay durante o treinamento inicial em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Logo no início você terá de passar por um tutorial que lhe explicará em detalhes o funcionamento do combate. É mais que suficiente para que você já comece bem, mas a experiência prática será necessária para você entender os timings e tudo mais. Recomendo que você preste muita atenção ao tutorial! Isso pode literalmente salvar a sua vida depois.

Trecho de gameplay dentro de sua área inicial em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Você começará numa casa, o seu ponto de partida. Dali em diante, deve escolher seu caminho dentre todas as opções disponíveis. Você pode ir para absolutamente qualquer lugar que quiser. Saindo da área inicial você receberá sua primeira missão, que libera a linha de missões principais do jogo: A Luz de Vaizmil.

Entrando numa cidade em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Dentro das cidades você pode apertar o botão X no controle do Xbox ou o Quadrado no controle do Playstation para ter uma visão geral daquela cidade, com os locais importantes todos marcados para você.

Tela de seleção e tracking de missões em Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Abrindo o menu, será possível escolher uma missão para rastrear. A primeira já vem automaticamente rastreada, o que é ótimo para eu explicar o próximo ponto: quando estiver no mapa-múndi você poderá perceber essa pequena seta abaixo do pino do seu personagem. Ela indica para qual direção a sua missão atual está. Vá até lá para concluí-la ou dar o devido prosseguimento.

Navegação no Jogo

A navegação, ou seja, sua movimentação ao redor do mundo de Alaloth: Champions of the Four Kingdoms, será feita através desse mapa-múndi. Aqui você poderá seguir pelas estradas, o que geralmente oferece uma viagem mais rápida, ou talvez você deseje ir por dentro das florestas, podendo encontrar aranhas, Goblins e outros inimigos com maior facilidade pelo caminho.

Mapa mundi do jogo Alaloth Champions of the Four Kingdoms

Seja qual for sua escolha, basta dirigir-se até o ponto que quiser e pressionar o A no controle do Xbox ou o X no controle do Playstation para entrar no local.

É desta forma que você acessará as masmorras e as cidades do jogo, bem como poderá enfrentar inimigos aleatórios pelo caminho para completar missões.

Evolução de Personagem em Alaloth

Em Alaloth você não sobe de nível matando inimigos ou completando missões, mas sim concluindo as masmorras do jogo, chamadas de Fighting Area, ou Áreas de Combate. Para facilitar a comunicação, chamarei estes locais de FA daqui em diante, da mesma forma como o jogo as chama.

Entrada para a FA Volkar's Tomb, em Alaloth: Champions of the Four Kingdoms

A única forma de evoluir seu personagem é completar uma FA. Isto lhe concederá não apenas os espólios de ter vencido a masmorra, mas também um nível e, de acordo com uma tabela pré-estabelecida que o próprio jogo vai te apresentar ao longo da sua gameplay, pontos de status, de habilidades ou os chamados Pontos Legacy que te permitem obter habilidades especiais na tela de personagem.

Cada FA vencida será marcada com a bandeira do seu personagem e assim você saberá quais você já completou.

Uma caveira de dificuldade na FA Volkar's Tomb, em Alaloth: Champions of the Four Kingdoms

Antes de entrar numa FA é importante que você perceba o nível de dificuldade dela. Isso é descrito de forma visual no mapa-múndi. Se você prestar bastante atenção, perceberá que cada FA possui uma certa quantidade de caveiras abaixo dela. Quanto maior o número de caveiras, maior a dificuldade desta FA. Algumas FAs ainda possuem uma única caveira grande abaixo do nome. Isso significa que ela é ainda mais difícil e possui um chefão especial apenas aguardando para esmagar completamente as suas esperanças e te fazer desistir do jogo. Recomendo, é super divertido! Mas vá apenas quando tiver habilidades boas e nível o suficiente, senão é certeza de derrota quase instantânea.

Veredito

Alaloth: Champions of the Four Kingdoms é um jogo estilo old-school, guiado por história e com foco em combates difíceis, além de muita liberdade de escolha e um mundo absurdamente grande para explorar livremente, repleto de descobertas e perigos te esperando.

Obtendo os espólios de um baú na FA Volkar's Tomb, em Alaloth: Champions of the Four Kingdoms

O jogo é melhor que Diablo 2 por não ter a repetição infinita das masmorras geradas de forma procedural. É levemente superior a Pillars of Eternity em estética e muito superior quando comparamos o combate. E é levemente inferior a Baldur’s Gate se considerarmos o jogo de forma geral, incluindo a história e o desenvolvimento dos personagens – é claro, se respeitarmos a época em que o jogo foi criado, afinal estamos falando de um lançamento de 1998.

Quanto à duração da campanha, Alaloth: Champions of the Four Kingdoms proporciona cerca de 20 horas de gameplay, caso você foque só na missão principal e suba apenas os níveis necessários para concluí-la. Mas o mundo é quase inacreditavelmente imenso, então para fazer 100% você provavelmente gastará umas 100h nesse jogo. Eu ainda não fiz 100%, tô razoavelmente longe disso e já tenho pelo menos umas 40h jogadas, para servir de exemplo. O jogo possui uma quantidade incrivelmente grande de missões para serem concluídas, cada uma contando uma história, geralmente bem interessante. Conteúdo é o que não falta em Alaloth.

Notas dos games Diablo 2 Pillars of Eternity e Baldur's Gate, respectivamente, da esquerda para a direita, no site Metacritic.

Portanto, dito tudo isso, num mundo onde Diablo 2, Pillars of Eternity e Baldur’s Gate têm, respectivamente, notas 8.8, 8.9 e 9.1, na minha opinião Alaloth deveria ficar com uma nota 9/10.

Alaloth: Champions of the Four Kingdoms 55,99

Nome: Alaloth: Champions of the Four Kingdoms

Descrição: Baldur's Gate e Dark Souls tiveram um bebê! Um emocionante jogo de RPG que mistura ação em tempo real com uma visão isométrica, ambientado em um mundo de magia e monstros. Os jogadores devem navegar por masmorras perigosas, lutar contra chefes ferozes e descobrir segredos antigos para salvar Plamen de uma desgraça iminente!

Estúdio: Gamera Interactive

  • Ambientação - 10/10
    10/10
  • Trilha Sonora - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História - 9/10
    9/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Desempenho - 10/10
    10/10
  • Fator Replay - 10/10
    10/10

Deixe sua Opinião

Vote você também no jogo escolhendo uma quantidade de estrelas logo abaixo!

Dê a sua própria nota e contribua com a comunidade 🙂

Nota
9/10
9/10
Nota do Público
0 (0 votes)

Pontos Positivos

  • Ambientação linda e imersiva
  • Combate divertido e levemente complexo
  • Evolução de personagem rápida
  • Pouco grind necessário
  • Abundância de missões e histórias
  • Plot principal cativante
  • Sistema de habilidades completo
  • Sistema de companheiros muito bem desenvolvido
  • Liberdade total de escolhas

Pontos Negativos

  • Múltiplas saídas, mas apenas uma entrada nas cidades
  • Combate simples de dominar, tornando o jogo fácil
  • Alguns inimigos desbalanceados, difíceis além do necessário
  • Missões temporárias sem aviso prévio
  • A falta de um norte no começo pode atrasar a aprendizagem
  • Campanha principal muito curta