É o fim de Swords of Legends Online

Para a surpresa de absolutamente zero pessoas, o badalado MMORPG Swords of Legends Online anunciou o encerramento de seus servidores na manhã de hoje, dia 1º de Junho de 2023.

Não sabe o que é Swords of Legends Online? Não se preocupe, quase ninguém sabe também.

Swords of Legends Online é um MMORPG de fantasia que tem seu background na mitologia chinesa. A origem da história é um jogo chinês lançado em 2010 chamado GuJian. Esse jogo foi um marco na história do país, visto que foi o primeiro jogo da China inteira a ter todos os personagens com voice-acting. Ou seja, foi a primeira vez que a indústria dos jogos na China desenvolveu vozes e contratou dubladores para performar todos os personagens principais da trama.

GuJian é um jogo magnífico, que eu já havia jogado há uma década e nem lembrava mais direito da história. O jogo ficou supercomplicado de se aproveitar hoje em dia porque os gráficos já não eram grandes coisas na época e ficaram ainda mais fracos para os padrões atuais – ignorar a existência de Lord of the Rings: Gollum COF COF – e a jogabilidade ficou bastante datada conforme os anos foram passando também.

Print Screen do jogo Gujian

A questão é que Gujian foi uma revolução na indústria gamer chinesa, bem como um RPG bastante competente, capaz de ficar no páreo com vários jogos do mainstream. GuJian conta a história de um jovem agora conhecido como Bailin Tusu, que tem um passado sombrio e carrega consigo uma das Espadas Antigas, uma arma mágica que, nesse caso, tem uma aura sombria que luta para controlar o personagem principal a fim de trazer o caos ao mundo humano.


Você pode também gostar de

Segundo esse conto, há várias espadas mágicas desse tipo espalhadas pelo mundo, mas nesse jogo em específico nós estamos falando apenas de uma: a Espada de Fenji, ou Espada da Solidão Queimante como ela ficou conhecida posteriormente devido a algumas traduções específicas. E a história toda se desenvolve ao redor dessa espada, envolvendo amizade, traição, confrontos entre seitas de artistas marciais e muito misticismo da mitologia chinesa.

Print Screen do jogo Gujian 3

Isso gerou uma repercussão tão grande que A Lenda da Espada Antiga teve seu universo expandido e resultou em duas séries de televisão, dois novos jogos que são continuações diretas do primeiro GuJian, além de, é claro, o nosso alvo do vídeo hoje, o MMORPG Swords of Legends Online.

Capas dos três jogos da série GuJian em ordem crescente da esquerda para a direita GuJian 1 GuJian 2 e GuJian 3
Capas das duas séries baseadas em Swords of Legends GuJian

Apesar de Swords of Legends Online se utilizar do nome e, em termos gerais, do mesmo universo criado por Gujian, ele não conta a mesma história já vista anteriormente. Eu, honestamente, nem sei dizer se ela se passa antes ou depois dos eventos dos jogos e séries. Sei dizer que está num lapso temporal diferente dessas outras obras e que elas não têm uma ligação direta entre vi.

Para ser mais exato, os três jogos são uma história linear, a primeira série é baseada no primeiro jogo e a segunda série foi baseada no segundo jogo, mas as séries tiveram tantas alterações que eu nem consigo considerá-las como adaptações. Elas ficam mais para um reboot do que para uma adaptação.

Já o terceiro jogo não recebeu uma terceira série e ficou sozinho no mundo, tendo a importante função de expandir o universo maravilhoso que foi criado e ministrado pelos dois primeiros games. E fez isso de forma tão magistral que chegou a ser comparado com Final Fantasy, devido às suas mecânicas e seu background na mitologia chinesa.

Imagine você, um jogo de um país que não é conhecido pela indústria gamer ser reconhecido por sua excelência em tantos aspectos diferentes ao ponto de ser comparado simplesmente com uma das maiores franquias de RPG que esse mundo já viu. É um feito incrível!

O que mais me motivou a jogar Swords of Legends Online foi o fato de o game ter sido desenvolvido pela mesma empresa que fez GuJian 3. Muito embora seja publicado pela Gameforge – que não tem um histórico muito interessante – eu mesmo assim quis jogar e ver a expansão ainda maior daquele universo que eu já gostava tanto antes.

Print Screen do jogo Swords of Legends Online

A grande questão é que Swords of Legends Online é um jogo ótimo, com um universo rico, uma gameplay bem divertida com o combate action sem global cooldown, que dá uma sensação ainda maior de movimentação, de ação mesmo. Além dos personagens emblemáticos, paisagem magnífica e umas lutas em específico que são realmente superdivertidas de se fazer. E mesmo assim o jogo fracassou.

Os principais motivos para isso, a meu ver, são os seguintes:

  1. O jogo foi lançado como um buy-to-play e o preço era ridiculamente alto, afastando o público ocidental que já tem preconceito com tudo que vem da China e eles ainda não ajudaram cobrando caro por algo desconhecido para a maior parte dos ocidentais;
  2. A publisher é a Gameforge e eles têm um longo histórico de fechar jogos por má administração que vai desde simplesmente não divulgar os jogos que está publicando – o que aconteceu com Swords of Legends – até simplesmente ignorar a comunidade, não dar a devida atenção aos jogos, deixando-os largados sem updates e, inclusive, segurar conteúdos já prontos para tentar vender mais produtos temáticos na loja ingame.
Print Screen da tela do Trustpilot da Gameforge e sua péssima avaliação

Outro ponto que certamente atrapalhou tudo ainda mais foi o jogo ter se tornado free-to-play mais recentemente. A gente sabe muito bem que toda vez que um jogo pago – ainda mais se for caro – fica gratuito, isso é uma enorme bandeira vermelha indicando que a publisher não alcançou o público que esperava e está tentando desesperadamente captar mais gente pra gerar renda em seu produto.

Mesmo o jogo tendo toneladas de conteúdos que incluem missões de história, missões secundárias, masmorras e diversos desafios superinteressantes de se completar, o fato de não ter gente no mundo dá a impressão de estar jogando sozinho, o que para a maior parte das pessoas é um fator bastante negativo, já que você parece estar perambulando por um mundo fantasma.

A tendência natural do ser humano é se afastar de locais muito vazios, até lojas sabem disso e colocam funcionários fingindo ser clientes pra chamar clientes de verdade.

Print Screen de uma gameplay de Swords of Legends Online

Mesmo assim, não foi o suficiente para manter a atenção dos jogadores, para manter uma playerbase ativa com gente o suficiente para que o jogo ficasse no ar por mais tempo. Swords of Legends Online foi lentamente caindo no esquecimento de todo mundo até chegar ao ponto em que parece nunca ter sido lançado.

A popularidade do jogo caiu a tal ponto que ficou insustentável até mesmo de jogar algumas partes do MMORPG, tendo em vista que vários desafios devem ser concluídos em grupos. Ainda é possível chamar amigos e montar uma equipe, é lógico, mas isso se torna mais difícil de ser feito dentro do próprio jogo, com pessoas de outros locais.

São muitas as questões envolvendo a Gameforge, mas esse não é o objetivo desse vídeo aqui. A real é que hoje eu venho simplesmente dizer o quanto estou triste de perder todo o meu progresso no jogo. Um jogo bonito, divertido, sem pay to win, ambientado num universo que eu simplesmente amo e que expandia ainda mais histórias que eu adorei ler, jogar, ver e ouvir anteriormente.

Anúncio oficial de encerramento de Swords of Legends Online

Hoje às 8h da manhã eu recebi a notificação de encerramento do jogo no meu aplicativo do Steam para smartphones e fiquei muito chateado com essa notícia. Apesar de os desenvolvedores terem lançado um roadmap bastante interessante e até a previsão de uma versão 3.0 do game, o jogo será encerrado definitivamente no dia 30 desse mês, Junho de 2023.

Até lá ainda será possível jogar, então se você nunca teve contato com esse universo ou nunca testou esse jogo, ainda há tempo de conhecer pelo menos um pedacinho de tudo isso, antes que acabe de vez.