Starfield: 30 FPS cinemáticos ou Fake Beauty? Análise Completa

Starfield foi lançado recentemente, no dia 08 de Setembro deste ano (2023). Com ele, chega ao fim o período de 25 anos sem um universo completamente novo da Bethesda, sua desenvolvedora.

No artigo de hoje eu trago minha análise completa de cada detalhe que considero relevante que seja abordado. Sempre trato de temas como ambientação, trilha sonora, jogabilidade e muito mais.

Veja a seguir a análise completa de Starfield.

Assista em Vídeo

Disponível em breve.

Ambientação em Starfield

Logo no início, somos transportados para um futuro distante onde a humanidade conquistou as estrelas e explora o vasto universo. A ambientação de Starfield é incrivelmente detalhada, com cada planeta, estação espacial e nave espacial criados com precisão e realismo.

Trecho de gameplay de Starfield

Cada ambiente é único, desde paisagens alienígenas até cidades futurísticas. A atenção aos detalhes é notável, com cada objeto e estrutura apresentando um nível impressionante de realismo.

Starfield conta com uma mecânica de exploração complexa. Você pode explorar livremente o universo, visitando diferentes planetas, encontrando criaturas alienígenas e descobrindo segredos perdidos no espaço.

Uma das características mais interessantes da ambientação de Starfield é a presença de facções espaciais. Os jogadores podem se juntar a diferentes facções, cada uma com sua própria história e objetivos. Essas facções influenciam a jogabilidade e a narrativa, adicionando uma camada extra de imersão à experiência.

Trecho de gameplay de Starfield

Outro aspecto notável da ambientação de Starfield é a presença de tecnologias futurísticas. Desde naves espaciais avançadas até armas de alta tecnologia, o jogo apresenta uma gama de equipamentos futuristas que contribuem para a sensação de estar em um universo distante.

A narrativa de Starfield também é cativante, com personagens complexos e diálogos bem escritos. Ao longo da jornada, você encontrará personagens interessantes, cada um com sua própria história e motivações. A qualidade do storytelling e das performances de voz ajuda a criar uma atmosfera envolvente e imersiva.

Em resumo, a ambientação de Starfield é um dos pontos altos do game. Com visuais deslumbrantes, trilha sonora envolvente, jogabilidade complexa e uma história cativante, Starfield nos transporta para um universo rico em detalhes e possibilidades.

Trilha Sonora

A trilha sonora de Starfield também merece destaque. Compostas por renomados músicos da indústria, as músicas do jogo se encaixam perfeitamente na ambientação espacial, criando uma atmosfera única e imersiva.

Desde a música tema até os sons de fundo de cada planeta, cada detalhe foi cuidadosamente criado para proporcionar uma experiência sonora única.

A música tema de Starfield é uma composição grandiosa e épica, que transmite a sensação de estar explorando o vasto espaço sideral. Com seu uso inteligente de instrumentos de sopro, cordas e eletrônicos, a música tema é capaz de evocar tanto o sentimento de aventura quanto a sensação de mistério.

Além da música tema, a trilha sonora de Starfield conta com uma variedade de faixas que se adaptam à ambientação de cada planeta visitado. Cada planeta tem sua própria atmosfera musical, que reflete as características e peculiaridades do local. Por exemplo, em um planeta desértico, a OST pode ser composta por instrumentos de percussão e sons de vento, criando uma sensação de aridez e vastidão.

Outro aspecto interessante da trilha sonora de Starfield é a presença de músicas não apenas durante as missões e explorações, mas também durante momentos de descanso e interação com outros personagens. Isso contribui para a nossa imersão no universo do jogo, tornando cada momento uma experiência completa e envolvente.

Para a criação da OST de Starfield, a Bethesda contou com a colaboração de renomados compositores e artistas do universo da música eletrônica e orquestral. Essa combinação de talentos resultou em uma trilha sonora rica e diversificada, que se destaca por sua qualidade e originalidade.

Deixo a seguir uma amostra da Trilha Sonora maravilhosa de Starfield para a sua apreciação. Todos os direitos pertencem às suas respectivas detentoras e à Bethesda Softworks e seus compositores.

Jogabilidade de Starfield

Starfield combina elementos de exploração, combate e construção. Isto nos permite explorar o vasto universo do jogo de forma livre e personalizar nossa gameplay de acordo com nossas especificidades.

Trecho de gameplay de Starfield

Um dos destaques da jogabilidade de Starfield é a navegação espacial. Nós temos acesso a naves espaciais altamente detalhadas e até bastante “realistas” (entre aspas, afinal não existe este tipo de nave espacial atualmente). E ainda podemos customizá-las de acordo com as nossas preferências. A exploração espacial é um dos principais focos do jogo, e os podemos visitar diferentes planetas, luas e asteroides, descobrindo novos lugares e recursos. Tudo customizado ao nosso gosto.

Trecho de gameplay de Starfield

Além da exploração, Starfield também oferece um sistema de combate de ação. Nós enfrentamos inimigos tanto em batalhas no espaço quanto em confrontos em terra, dentro dos planetas e estações espaciais.

Trecho de gameplay de The Division 2

A jogabilidade de combate é dinâmica e pende muito mais para a estratégia do que para a ação. Se eu puder fazer uma comparação, é similar ao combate que vemos em The Division 2. Este tipo de batalha nos permite utilizar diferentes armas e habilidades para derrotar os oponentes.

Mas para além do que The Division proporciona, Starfield permite customizar até mesmo durante os combates. É possível trocar livremente de arma, por exemplo. Não estamos vinculados a armas equipadas previamente, durante os combates. Deste modo, podemos facilmente nos adaptar às mais diversas situações.

Trecho de gameplay na construção de bases de Starfield

Outro aspecto interessante da jogabilidade de Starfield é a construção de imóvel. Nós temos, aqui, a oportunidade de construir e personalizar nossas próprias bases espaciais, onde podemos armazenar recursos, realizar pesquisas e até mesmo recrutar tripulantes para a nossa nave. A construção de bases é uma parte fundamental do jogo, pois permite que desenvolvamos nossas habilidades e expandamos nossa influência no universo de Starfield.

Apesar disso tudo, os movimentos são bastante complicados nos primeiros momentos de contato com o jogo. É preciso acostumar-se a movimentar corretamente nosso personagem. Mas é especialmente difícil mirar. Mesmo quando a mira está perfeitamente apontada no alvo, você ainda pode errar um tiro.

Trecho de gameplay de combate em Starfield
Mira travada tiro disparado que acerta o alvo Mas sem causar danos ao NPC atingido pelo projétil
Errando um tiro que supostamente havia acertado o alvo em Starfield
Repare na marca branca que é o projétil acertando o alvo Porém nenhum dano é sofrido por ele

De todo modo, o combate ainda é bastante divertido e vale a pena. Realmente me lembra bastante de The Division 2, o que eu considero bom.

As viagens espaciais são bastante interessantes, mas muito mecânicas. Na maior parte do tempo você faz pulos espaciais automáticos em vez de navegar pelo espaço em si. É mais uma questão de abrir um menu e escolher um local num mapa qualquer do que realmente explorar o espaço.

Trecho de gameplay de combate em Starfield

Claro que faz sentido se você pensar que o espaço é vazio. Pode parecer que tem muita coisa à primeira vista, mas se tem uma coisa que o espaço tem de sobra é espaço.

De qualquer modo, podemos navegar quase livremente por aí, olhando diferentes planetas e realizando combates espaciais. Porém, para descer em qualquer planeta é necessário acessar o menu e clicar no botão de forma mecânica mesmo.

História

Starfield se passa em um futuro distante, onde a humanidade já conquistou a capacidade de viajar livremente pelo espaço. Nós assumimos o papel de um explorador espacial, membro de uma organização conhecida como Constelações.

Nave decolando em Starfield

A história do jogo gira em torno da busca por um novo lar para a humanidade. Após séculos de exploração espacial, a Terra está à beira do colapso e os recursos estão cada vez mais escassos. A única esperança para a sobrevivência da raça humana é encontrar um novo planeta habitável.

Para isso, você deve explorar os confins do espaço, visitando diferentes planetas, asteroides e estações espaciais. Cada local oferece desafios e mistérios a serem desvendados, além de personagens interessantes para interagir. A história se desenrola de acordo com as nossas escolhas, que pode decidir o destino da humanidade.

Gráficos de Starfield

Há algum tempo iniciou-se uma discussão sobre Starfield rodar a 30 FPS. A justificativa por trás desta questão era basicamente de que o game é “cinemático” e o foco, portanto, é no visual e não na fluidez.

Ocorre que é sempre bom permitir ao jogador escolher entre gráficos ou fluidez. Afinal, ele é quem jogará. Ele é quem determina o que é melhor para si. Ou deveria, pelo menos.

De todo modo, Starfield tem gráficos bonitos. Só que para se chegar a obter esses gráficos cinemáticos é necessário um hardware absolutamente poderoso. Em computadores caseiros medianos você sempre terá redução na escala de renderização. O que gera sempre uma certa perda de qualidade em resoluções menores, como o Full HD (1080p).

Exploração de mundo em Starfield

Ao rodar o jogo em resoluções como Quad HD ou 4k, a escala de renderização funciona de modo mais eficiente e entrega um produto final mais polido. Mas o hardware necessário para tanto é quase surreal para o brasileiro médio.

Os gráficos não ficam feios mesmo com a escala de resolução por volta de 70% em Full HD, mas definitivamente não é o cenário ideal quando olhamos para o desempenho do jogo.

Trecho de gameplay de combate em Starfield
Trecho de gameplay de combate em Starfield

De modo resumido, os gráficos são sim muito belos. Você pode verificar nas imagens acima um exemplo do jogo rodando em Full HD com a escala de resolução forçada em 100%. É realmente bonito e vale o custo se você tiver um PC potente o bastante.

Desempenho

Aqui chegamos a um ponto problemático sobre Starfield. É um jogo extremamente difícil de ser rodado acima dos 30 quadros por segundo e quase impossível acima dos 60 FPS.

Não entrarei em detalhes aqui, pois isto é tema para um outro artigo. Todavia, é importante ressaltar que o jogo roda de forma menos eficiente do que o que nós gostaríamos até em hardwares potentes, como uma RTX 3060ti.

Desempenho baixo até mesmo numa RTX 3060ti em ambientes externos em Starfield
Desempenho baixo até mesmo numa RTX 3060ti em ambientes externos<br>Fonte Adrenaline
Salto de desempenho na RTX 3060ti em ambientes internos em Starfield
Salto de desempenho na RTX 3060ti em ambientes internos<br>Fonte Adrenaline

O ideal, ao meu ver, seria cravar o game nos 30 quadros e abusar dos filtros de qualidade e aumentar a escala de resolução. Desse modo teremos um jogo lindo e fluido o suficiente. Mas se você deseja obter maior fluidez, atingindo os 60 FPS, teremos dificuldade com isso.

Como noticiado pelo canal Adrenaline, é realmente complicado manter 60 quadros por segundo estáveis até mesmo com os melhores processadores do mercado. Isso é muito mais um problema do jogo do que das placas de vídeo e processadores que temos no mercado.

Mesmo em hardwares bastante potentes como a RTX 4070 acompanhada de processadores de última geração ainda há quedas significativas de quadros em ambientes abertos. O mesmo se mantém em hardwares mais de entrada, como a RTX 2060 exibida na imagem a seguir. Em ambientes fechados nós vemos o FPS subir de forma quase inacreditável. O que indica um problema de performance na estrutura do jogo.

Diferença de desempenho entre ambiente interno e externo numa RTX 2060 junto de um Ryzen 7 7800X3D e 32GB RAM DDR4
Diferença de desempenho entre ambiente interno e externo numa RTX 2060 junto de um Ryzen 7 7800X3D e 32GB RAM DDR4<br>Fonte Adrenaline

Resumidamente: o jogo roda bem o suficiente, principalmente considerando que os combates são muito mais estratégicos do que de ação. Nós já vimos isto no capítulo de Jogabilidade anteriormente neste artigo. De todo modo, a qualidade gráfica final entregue pela engine de Starfield não justifica o baixo desempenho e o consumo excessivo de recursos dos nossos computadores.

É um jogo bonito, mas não o bastante para justificar o quanto ele é pesado para rodar.

Requisitos Oficiais

Mínimos

  • SO: Windows 10 version 21H1 (10.0.19043)
  • Processador: AMD Ryzen 5 2600X, Intel Core i7-6800K
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: AMD Radeon RX 5700, NVIDIA GeForce 1070 Ti
  • DirectX: Versão 12
  • Armazenamento: 125 GB de espaço disponível
  • Outras observações: SSD Required

Recomendados

SO: Windows 10/11 with updates
Processador: AMD Ryzen 5 3600X, Intel i5-10600K
Memória: 16 GB de RAM
Placa de vídeo: AMD Radeon RX 6800 XT, NVIDIA GeForce RTX 2080
DirectX: Versão 12
Rede: Conexão de internet banda larga
Armazenamento: 125 GB de espaço disponível
Outras observações: SSD Required

Fator Replay

Quero destacar que “replay” não é necessariamente sobre recomeçar o jogo do zero. Quando me refiro ao fator replay de um game, falo muito mais sobre a vontade de instalar e abrir o jogo de novo após meses sem contato com ele. Aquela saudade de estar naquele universo único ou com aquela gameplay única. E tendo isso bem destacado, podemos prosseguir.

Starfield é um game grandioso, com um ótimo enredo e centenas de easter eggs espalhados ao redor de toda a galáxia. Claramente uma única gameplay não será o bastante para desvendar todos os mistérios presentes no jogo.

Trecho de gameplay de combate em Starfield

E como um bom Skyrim com mod de Star Wars game da Bethesda, você gostará ainda mais dos conteúdos secundários do que da missão principal em si, que já é bem boa.

Eu finalizei Starfield recentemente, após mais de 60 horas de gameplay. Vale a pena jogar novamente e eu certamente farei isso. Afinal, muitas coisas ficaram para trás. Muitos mistérios eu ainda não descobri.

E o mais importante de tudo: futuramente ainda haverá muito mais conteúdo graças ao suporte a mods. É justamente assim que Skyrim vive até os dias atuais. A própria comunidade o mantém vivo ao longo dos anos.

Disponibilidade de Starfield

Starfield está disponível exclusivamente para PC e Xbox Series S|X através do Steam e da loja oficial do Xbox.

Veredito

Starfield é um jogo bonito, mas pesado demais para o que entrega. Não me entenda mal, o game entrega uma qualidade estupenda. Mas ainda assim não justifica o peso para rodar o jogo.

Apesar disso, é a gameplay é rica e diversa, muito divertida. Os locais são variados, as possibilidades são imensas e se tornam quase intermináveis com os mods.

Há um claro problema de desempenho e há defeitos como em qualquer jogo. Mas no geral, se você gosta da temática espacial e de muita liberdade na exploração de mundo, então Starfield foi feito para você!

Fãs de Star Wars, Star Trek e outras obras do gênero deveria dar ao menos uma olhada no game. Mas uma olhada de verdade, com atenção, antes de sair reclamando via efeito manada.

Starfield não é um jogo para todos, certamente. Há um nicho, um público alvo para ele. Porém, se você faz parte deste público, esta é uma experiência que eu recomendo que você tenha ao menos uma vez na vida. Vale a pena.

E na tentativa de ser o mais justo possível, determino a nota a seguir para o jogo:

Starfield R$ 299,00

Nome: Starfield

Descrição: Starfield é o primeiro universo novo em 25 anos da Bethesda Game Studios, os premiados criadores de The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout 4.

Estúdio: Bethesda Softworks

  • Ambientação - 10/10
    10/10
  • Trilha Sonora - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História - 8/10
    8/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Desempenho - 6/10
    6/10
  • Fator Replay - 10/10
    10/10

Deixe sua Opinião

Vote você também no jogo escolhendo uma quantidade de estrelas logo abaixo! Dê a sua própria nota e contribua com a comunidade 🙂

Nota
8.5/10
8.5/10
Nota do Público
0 (0 votes)

Pontos Positivos

  • Ambientação coerente
  • Belos gráficos
  • Trilha sonora excelente
  • Muita liberdade
  • História cativante

Pontos Negativos

  • Desempenho baixo
  • Jogabilidade truncada
  • A mira falha às vezes
  • É um jogo de nicho