Revival: Recolonization – Análise Completa do Jogo

Revival: Recolonization é um jogo de estratégia do gênero 4X – mesmo gênero de Sid Meier’s Alpha Centauri, por exemplo –, que significa “explorar, expandir, explorar e exterminar”, do original em inglês “explore, expand, exploit, and exterminate”.

Imagem promocional oficial de Revival Recolonization

O jogo se passa em um futuro distópico, onde a humanidade está se recuperando de um desastre global. Os jogadores assumem o papel de líderes de uma facção governante e devem reconstruir a civilização, explorar recursos, expandir territórios, desenvolver tecnologias e interagir com outras facções.

Através de uma jogabilidade complexa e variada, os jogadores podem moldar o destino da humanidade em um mundo pós-apocalíptico.

No artigo de hoje eu vou analisar integralmente este jogo e trazer a minha avaliação de cada tópico, com uma nota geral ao final de tudo, como já é de costume nas reviews por aqui.

Sobre o Gênero 4x

O nome Estratégia 4x, como já explicado, significa “explorar, expandir, explorar e exterminar”, do original em inglês “explore, expand, exploit, and exterminate”.

Todavia, é importante ressaltar que os termos “explore” e “exploit” são traduzidos, ambos, para “explorar”, porém seus significados são diferentes.

Tópico com a explicação dos termos em inglês explore e exploit

O termo “explore” é utilizado quando se referindo a coletar informações. Já o termo “exploit” é utilizado quando se referindo a utilizar as informações previamente coletadas em prol de um resultado positivo, que beneficie a própria pessoa.

Apesar das traduções iguais, os sentidos são bastante diferentes, bem como suas aplicações.

Ambientação em Revival: Recolonization

A ambientação em Revival: Recolonization é definida por um futuro distópico, onde a humanidade está se recuperando de um desastre global. Nesse cenário pós-apocalíptico, os jogadores assumem o papel de líderes de uma facção governante, encarregados de reconstruir a civilização.

Ambientação no game Revival Recolonization

A atmosfera do jogo apresenta um mundo devastado, repleto de ruínas e desafios, criando uma narrativa imersiva onde os jogadores devem lidar com as adversidades e tomar decisões estratégicas para garantir a sobrevivência e o futuro da humanidade.

Trilha Sonora

A trilha sonora de Revival: Recolonization é bastante boa, mas não apresenta nenhum elemento realmente incrível. Nada fora da curva, nada de excepcional. É uma trilha sonora boa de se escutar. As músicas encaixam, assim como os efeitos sonoros. Mas apenas isto.

Abaixo deixo uma pequena amostra da OST de Revival: Recolonization para o seu deleite.

Jogabilidade

A jogabilidade de Revival: Recolonization começa confusa e termina como começa. As interfaces trazem excesso de informações e a falta do idioma português brasileiro também atrapalha ainda mais.

Trecho de gaemplay de Revival Recolonization

De todo modo, é um jogo de simulação de cidades. Logo, está dentro do padrão, daquilo que é esperado nesse estilo de jogo. É confuso como sempre é.

Começar é sempre um martírio. Mas logo que se pega o jeito, o jogo começa a fluir e a diversão vem em sua completude.

Revival: Recolonization traz uma gameplay muito divertida aos que já se acostumaram. É um jogo de simulação de cidade, mas com uma camada adicional e uma pegada bastante Age of Empires também.

História de Revival: Recolonization

A história do jogo gira em torno da reconstrução da civilização após um enorme desastre, onde os jogadores terão que explorar recursos, expandir territórios e desenvolver tecnologias para sobreviver. Além disso, haverá interação com outras facções, o que pode levar a alianças ou conflitos. A trama apresenta uma narrativa imersiva, onde as decisões estratégicas dos jogadores moldam o destino da humanidade nesse mundo devastado.

Trecho de gaemplay de Revival Recolonization

Em suma, a história de Revival: Recolonization combina elementos de ficção científica, estratégia e sobrevivência, proporcionando uma experiência envolvente aos jogadores enquanto eles lutam para reconstruir a civilização em um mundo pós-apocalíptico.

Gráficos

Os gráficos são muito bonitos, todas as texturas foram muito bem desenhadas e o jogo é graficamente muito agradável.

Gráficos do jogo Revival Recolonization

Não há muito mais do que isso a se dizer, no entanto. Não há detalhes impressionantes, nem nada que fuja muito do padrão do gênero.

Desempenho

O jogo é razoavelmente leve. Rodou extremamente bem numa RTX 3050, sem muito esforço e acima dos 100 FPS na maior parte do tempo. Atingiu, ainda, o limite de 144Hz do meu monitor de tempos em tempos.

Desempenho de Revival Recolonization em uma RTX 3050

Ao testar o jogo nos gráficos integrados da Intel tive problemas de driver e o jogo crashou. Então, não tenho os resultados para publicar aqui.

Fator Replay de Revival: Recolonization

O jogo é imenso, como qualquer simulador de cidade que se preze. Na verdade, não há um “fim”, de fato. Você pode jogar indefinidamente.

Por este motivo, acredito não caber aqui a avaliação do fator replay de Revival: Recolonization. Deste modo, apenas ingorarei este fator na pontuação do game.

Roadmap do Acesso Antecipado

A publisher de Revival: Recolonization, HeroCraft PC, disponibilizou um roadmap oficial para seu período de Acesso Antecipado. Você pode conferi-lo na imagem a seguir (em inglês).

Roadmap oficial de Revival Recolonization para o período do Acesso Antecipado Early access

Disponibilidade

Revival: Recolonization está disponível exclusivamente para PC através do Steam.

Veredito

Revival: Recolonization é um bom simulador de cidade ambientado num mundo pós apocalíptico. Traz algumas certas novidades ao estilo, mas nada realmente digno de destaque.

É um bom jogo, super divertido, com uma boa trilha sonora e história até bastante cativante. Porém, não é um game fora da curva e não traz nada de realmente excepcional.

Ainda assim, eu indico que você pelo menos teste Revival: Recolonization, pois a diversão está aqui para quem curte o estilo. Trata-se de um simulador mediano, se comparado a Cities: Skylines, por exemplo.

Na tentativa de ser o mais justo possível, determino a nota a seguir para o jogo:

Revival: Recolonization R$ 88,99

Nome: Revival: Recolonization

Descrição: Situado em uma versão pós-apocalíptica da Terra, Revival é um jogo de estratégia 4x onde o mundo e suas regras podem mudar em momentos-chave, criando uma experiência profunda e com jogabilidade infinita.

Estúdio: HeroCraft PC

  • Ambientação - 6.5/10
    6.5/10
  • Trilha Sonora - 6.5/10
    6.5/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • História - 7/10
    7/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Desempenho - 8/10
    8/10
  • Fator Replay - 0/10
    0/10

Deixe sua Opinião

Vote você também no jogo escolhendo uma quantidade de estrelas logo abaixo! Dê a sua própria nota e contribua com a comunidade 🙂

Nota
7/10
7/10
Nota do Público
0 (0 votes)

Pontos Positivos

  • Ambientação interessante
  • Cenários bonitos
  • Trilha Sonora agradável
  • Divertido, após pegar o jeito
  • Pode acelerar os combates

Pontos Negativos

  • Confuso demais para iniciantes
  • Sem muita inovação
  • Apenas segue o padrão do gênero