O que é Sea of Stars? Sucessor espiritual de Chrono Trigger

Sea of Stars é um novo jogo que ficou amplamente conhecido por ser uma espécie de sucessor espiritual de Chrono Trigger. Chrono Trigger foi um dos games mais maravilhosos que este mundo já viu e quem concorda respira.

Essa masterpiece moveu o mundo numa nova direção, dando corpo e aparência aos RPGs futuros que abordam o tema da viagem no tempo.

Após Chrono Trigger, os RPGs de viagem no tempo nunca mais foram os mesmos. Houve uma mudança de paradigma, um novo padrão de qualidade havia se inserido na indústria dos videogames.

Trecho de gameplay de Chrono Trigger

Chrono Trigger foi lançado oficialmente em 11 de Março de 1995. Trouxe consigo uma gameplay diferenciada, foco em narrativa com um background magnífico de se acompanhar. Além, ainda, de inserir personagens super marcantes, desenvolvimento da história e duração de todo o enredo mais do que adequados.

Já Sea of Stars é um jogo que está sendo desenvolvido pelo estúdio Sabotage, o mesmo de The Messenger. Sea of Stars é um RPG que promete recriar as melhores sensações da nossa jornada por Chrono Trigger, modernizando o RPG clássico.

Assista em Vídeo

Ambientação e Enredo de Sea of Stars

Sea of Stars conta a história de dois Filhos do Solstício que combinarão os poderes do sol e da lua para realizar a Magia do Eclipse. Ela é a única força capaz de deter as criações monstruosas do malvado alquimista conhecido como The Fleshmancer.

Exibição de uma vista acima das montanhas exemplificando a riqueza das paisagens do jogo

O mundo é riquíssimo em detalhes, com visual todo em Pixel Art e muito bem trabalhado. Sea of Stars nos trás a um mundo belíssimo, com cenários estonteantes e muitas referências aos clássicos dos anos 90.

Paisagem do jogo mostrando personagens descendo montanhas

O início da campanha é belíssimo e já fisga a sua atenção desde o princípio. De cara nos apresenta a personagens carismáticos, piadas com um timing excelente e na medida certa.

Além disso, traz ainda um fundo obscuro no enredo que é perceptível logo desde os primeiros minutos dentro do jogo e um desenvolvimento nem lento e nem acelerado demais.

O jogo nos dá liberdade para explorar os locais por terra, por água ou através de escalada. Possui também um tutorial que apresenta todos os conceitos principais da movimentação. O tutorial acontece de forma tão natural que chega a sequer parecer um tutorial.

O mundo de Sea of Stars

Sea of Stars segue o padrão dos RPGs clássicos como Chrono Trigger e trás uma mescla entre ambientes fechados e ambientes abertos.

Há cidades nas quais você pode entrar e explorar. Mas além disso há uma espécie de mapa-múndi, que é por meio do qual se torna possível trafegar e dar prosseguimento na história do jogo.

O mapa-múndi é muito rico em detalhes, como todo o restante do jogo. Ele é responsável por interconectar os mais diversos locais disponíveis em Sea of Stars, como cidades e masmorras.

Combate e Jogabilidade

Os combates em Sea of Stars foram muito bem trabalhados e são totalmente funcionais, divertidos e eficientes no que se dispõem a fazer. São combates baseados em turnos e contam com diversas mecânicas, como:

  • Posicionamento em combate;
  • Danos em área;
  • Mitigação e aumento de danos por meio de combos manuais;
  • Habilidades Especiais;
  • Utilização de itens;
  • E a possibilidade de troca de personagens durante as batalhas.
O combate em Sea of Stars

Para derrotar um inimigo é preciso se atentar para os símbolos de status sobre eles, que indicam suas fraquezas e pontos fortes e explorar estas fraquezas é fundamental para a sua sobrevivência.

Exibição do custo de MP para utilizar Skills

Em Sea of Stars, as habilidades são utilizadas ao custo de MP (pontos de magia), que se regeneram dentro de combate ao utilizar ataques básicos com seus personagens. Este status é escasso e não permite a utilização indiscriminada das skills dos personagens.

Deve-se tomar absoluto cuidado com a utilização das habilidades e focar em dispará-las nos momentos mais adequados para a otimização do combate.

Exemplo de uma habilidade de cura chamada Nutrição em Sea of Stars

É possível ainda recuperar vida utilizando itens ou as habilidades de personagens. Itens podem ser fabricados em fogueiras e fogões, bastando ter os materiais da receita em seu inventário. Porém, há limitação de 10 itens carregados por vez em sua bolsa.

Isso pode causar problemas em combates difíceis e/ou longos. Para remediar esta situação, temos habilidades de cura como a exibida na imagem acima. Alguns itens e habilidades curam toda a equipe de uma só fez, enquanto outros são de alvo único.

Tela do Tutorial disponível ingame em Sea of Stars exibindo detalhes sobre os Golpes Sincronizados
Tela do Tutorial disponível ingame em Sea of Stars exibindo detalhes sobre os Bloqueios Sincronizados

Há ainda a opção de se utilizar combos durante os combates de Sea of Stars. Combos são habilidades especiais que sua equipe pode utilizar em conjunto. Para tanto, é necessário primeiro obter Pontos de Combo. Estes pontos são obtidos ao realizar um Ataque Sincronizado ou Defesa Sincronizada.

Para realizar um destes dois movimentos é fundamental ter uma boa percepção dos ataques de cada personagem. Será necessário pressionar a o botão A no controle do Xbox, equivalente ao botão X no controle do PlayStation, no momento correto durante a animação de ataque do personagem ou do inimigo, no caso da Defesa Sincronizada.

Além de tudo isso, Sea of Stars possui compatibilidade total com controles e eles foram muito bem adaptados no jogo. Os comandos são simples e funcionais, fáceis de memorizar. Além disso, o jogo também suporta teclado e mouse com ótima adaptação para quem prefere este modo de jogar.

As lutas são desafiadoras num nível adequado. Nem tão difícil a ponto de fazer desistir – como em Dark Souls – e nem tão fácil a ponto do jogo perder completamente a graça – como em Lord of the Rings: Gollum.

Trilha Sonora de Sea of Stars

A trilha sonora de Sea of Stars está simplesmente maravilhosa! Todas as músicas e efeitos sonoros encaixam perfeitamente onde devem encaixar.

Cada música é capaz de dar ao jogador o clima perfeito da região por onde está passando ou da situação que está enfrentando. A música é capaz de trazer à tona nossas sensações de aflição, agitação, calmaria e tantas outras com plenitude.

As trilhas sonoras de Sea of Stars complementam a linda ambientação do game, fornecendo ao jogador uma atmosfera completa e imersiva.

Deixo a seguir uma demonstração com algumas das músicas presentes no jogo para a sua degustação. Você pode comprar o álbum completo clicando no botão “Buy” abaixo, caso queira.

Desempenho

Sea of Stars é um jogo extremamente leve. O primeiro teste de desempenho que eu fiz foi nos gráficos integrados do meu Core i9 12900k, o Ultra HD Graphics 770. E o jogo rodou extremamente bem até mesmo em 1440p com bastante folga para o processador gráfico integrado.

Sea of Stars rodando acima dos 300 FPS nos gráficos integrados Ultra HD Graphics 770

Sequer tive o trabalho de trocar placas de vídeo para este teste, porém finalizei todo o conteúdo da demo utilizando o seguintesetup: Core i9 12900k, RTX 3050, 48Gb de RAM, SSD M.2 e resolução 1440p.

Neste caso o jogo rodou conforme a captura de tela a seguir. Tivemos muita folga para qualquer outra resolução, multitarefas e o que mais você desejar fazer.

Sea of Stars rodando acima dos 300 FPS numa RTX 3050
Requisitos de Hardware para rodar Sea of Stars

Enfim, é um jogo extremamente leve e eu duvido seriamente que ele não rode em qualquer PC com menos de 7 anos de idade.

Todavia, você pode conferir os requisitos oficiais de hardware na imagem anexada ao lado. Estes requisitos estão disponíveis publicamente através da página do jogo no Steam.

Trailer Oficial de Sea of Stars

Disponibilidade

Sea of Stars estará disponível no dia 29 de Agosto de 2023 para Nintendo Switch, Playstation e PC via Steam e Xbox Gamepass, no qual será um lançamento Day One sem custo adicional para os assinantes do serviço.

Há planos para o lançamento de uma versão para Xbox futuramente, mas ainda sem data de lançamento oficial.

Você pode saber mais sobre Sea of Stars acessando o website oficial do jogo: Sea of Stars – A retro-inspired turn-based RPG (seaofstarsgame.co).

Veredito

Sea of Stars é um RPG incrível, com raízes fortíssimas nos clássicos dos anos 1990. Porém, com gameplay, engine e gráficos atualizados para os dias atuais. Traz uma série de implementações impensáveis naquela época, mas que hoje são fundamentais para uma boa qualidade de vida em nossa gameplay.

O jogo aborda o tema da viagem no tempo, portais de teletransporte e mescla magia e tecnologia com a maestria de um Final Fantasy. Além disso, ainda inova adicionando mecânicas superinteressantes ao combate.

Sea of Stars é um jogo digno de carregar o fardo de ser considerado o sucessor espiritual de Chrono Trigger. Apesar disso, se considerarmos o quão grandiosos e inovadores foram jogos como o próprio Chrono Trigger ou mesmo o Chrono Cross, que conseguiu fazer ainda mais que o primeiro, vemos logo que Sea of Stars é, apesar de um jogo magnífico, menos inovador e menos impactante na indústria dos games.

Chrono Trigger possui nota 92 no Metacritic pela crítica especializada
Chrono Cross possui nota 94 no Metacritic pela crítica especializada

Portanto, num mundo onde Chrono Trigger tem nota 9,2/10 e Chrono Cross tem nota 9,4/10 pela crítica especializada no Metacritic, eu digo que Sea of Stars mais do que merece uma nota 9/10.

Sea of Stars R$ 139,95

Nome: Sea of Stars

Descrição: Sea of Stars é um RPG por turnos inspirado nos clássicos. Conta a história de dois Filhos do Solstício que combinarão os poderes do sol e da lua para realizar a Magia do Eclipse, a única força capaz de deter as criações monstruosas do malvado alquimista conhecido como The Fleshmancer.

Estúdio: Sabotage Studio

  • Ambientação - 10/10
    10/10
  • Trilha Sonora - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História - 8/10
    8/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Desempenho - 8/10
    8/10
  • Fator Replay - 10/10
    10/10

Deixe sua Opinião

Vote você também no jogo escolhendo uma quantidade de estrelas logo abaixo!

Dê a sua própria nota e contribua com a comunidade 🙂

Nota
9/10
9/10
Nota do Público
5 (1 vote)

Pontos Positivos

  • Ambientação linda
  • Combate rico, funcional e divertido
  • Sistema de posicionamento e área em batalha
  • Controles simples e funcionais
  • Dificuldade adequada
  • Personagens carismáticos
  • Trilha sonora magnífica

Pontos Negativos

  • Animações de personagens repetitivas às vezes
  • Curva de evolução de personagens lenta