Starfield não foi sequer indicado ao Game of the Year 2023

Starfield foi o maior lançamento da Bethesda nos últimos anos, trazendo um universo completamente novo ao repertório da empresa e para o mundo dos games.

Capa Oficial de Starfield Reprodução Xbox

Seu lançamento foi conturbado, com questões como os tão criticados “30 FPS cinemáticos”, além de problemas reais como a falta de dublagem em português brasileiro, problemas graves de performance – que aqui significa que o jogo não entrega gráficos ou mecânicas que justifiquem seu custo de hardware – além de diversas outras questões menores que podem ser discutidas num outro momento.

Mas fato é que Starfield foi um grande lançamento e todos pensávamos que teríamos uma disputa acirrada pelo campeão do Game of the Year 2023. Ledo engano.

O que é Starfield?

Trecho de gameplay de Starfield
Captura de tela com trecho de gameplay de Starfield

Starfield é o primeiro universo novo em mais de 25 anos da Bethesda Game Studios, os premiados criadores de The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout 4. Neste RPG para a nova geração em meio às estrelas, crie o personagem que você quiser e explore com liberdade inigualável enquanto embarca em uma jornada épica para desvendar o maior mistério da humanidade.

Você pode encontrar maiores detalhes na página do jogo aqui no site.

Indicados ao Game of the Year 2023

Neste dia 13 de Novembro a The Game Awards notificou oficialmente a lista de indicados para todas as categorias do The Game Awards de 2023. Nós fizemos um artigo listando todos os nomeados, listados por categoria. Você pode acessá-lo clicando aqui.

E aqui você pode conferir o post oficial no X (antigo Twitter):

Starfield não concorre ao GOTY

Para a surpresa de muitos, inclusive a minha, Starfield não está concorrendo ao Game of the Year. Em vez disso, a lista com os indicados ao GOTY 2023, como pôde ser vista no artigo citado anteriormente que lista todos os nomeados, é composta por: Alan Wake 2, Baldur’s Gate 3, Marvel’s Spider-Man 2, Resident Evil 4 Remake, Super Mario Bros. Wonder e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Lista de indicados ao Game of the Year 2023
Captura da tela de votos para o GOTY 2023

O motivo é simples: o jogo não recebeu nomeações o suficiente para compor a banca e concorrer ao prêmio. Vale lembrar que os jogos que concorrem ao GOTY dependem de indicação. Veículos de mídia renomados podem indicar um jogo para competir. E, ao que tudo indica, os veículos responsáveis por indicações não acharam que Starfield merecia a nomeação.

Ao mesmo tempo, Alan Wake 2 recebe 8 nomeações juntamente a Baldur’s Gate 3. Mas o que realmente assusta é que Alan Wake é um excelente jogo e merecia realmente ser indicado. Mas é um jogo de nicho.

Trecho de gameplay de Alan Wake 2
Trecho de gameplay de Alan Wake 2

Seguindo por esta linha de raciocínio, Hi-fi Rush deveria ter sido indicado ao Game of the Year, pois moveu céus e terras e foi recebido com pompa pelo público em geral, furando bolhas e fazendo muito barulho no mundo dos games. Ainda assim, não compete na categoria principal do evento.

Starfield é um lançamento gigante. Era notícia na mídia anos antes de ser lançado. Continua sendo, até hoje, mencionado em diversos veículos midiáticos. Continua divertindo milhares de pessoas ao redor do globo – sim, vivemos num planeta redondo e não plano 🌎.

Capa promocional de Marvel's Spiderman 2
Imagem promocional de Marvels Spiderman 2

Enfim, me assusta que Marvel’s Spiderman 2 tenha entrado na competição e Starfield não tenha sido sequer mencionado para estar na lista. Não que Spiderman seja um jogo ruim, longe disso. Mas é um jogo que, definitivamente, não tem a menor chance de competir com quaisquer dos demais indicados.

Conclusão

É claro que Starfield apresentou diversos problemas, como já citado anteriormente neste artigo. Todavia, ainda foi um grande lançamento e merecia ao menos uma posição na disputa.

De todo modo, não é tão estranho que isso aconteça dado o rage que o game recebeu desde o anúncio dos “30 FPS cinemáticos”. Eu mesmo já critiquei, de certo modo, essa postura da Xbox para com Starfield. Além disso, o game chegar sem dublagem no nosso idioma é no mínimo um descaso enorme. E, por último, mas não menos importante, Starfield realmente deixou a desejar como um grande lançamento.

Tenho críticas a tecer ao game, mas quero que conste nos autos que: se Spiderman 2 tem lugar na lista, Starfield merecia estar lá também.

Você pode conferir a minha análise completa de Starfield clicando aqui.


Mas e você? O que achou da lista de nomeados? Em quem pretende votar este ano? Deixe nos comentários! Nos vemos em breve 😉