RPGs retrô excepcionais que todos deveriam conhecer

Já não é mais novidade alguma que meu estilo favorito de games é o RPG. Mas eu tenho um afeto especial por alguns menos conhecidos e por jogos retrô em geral. Ou ainda, alguns que acabaram caindo no esquecimento por qualquer motivo que seja. E, claro, amo os clássicos já bem estabelecidos também.

Imagens promocionais oficiais dos games Final Fantasy Tactics Fable Anniversary e Chrono Trigger

Na lista de hoje eu vou apresentar alguns dos meus confort-games. Games a que recorro sempre que preciso da certeza de me divertir. Alguns mais e outros menos conhecidos, mas todos excelentes jogos.

Assista em Vídeo

Disponível em breve.

Final Fantasy Tactics

Final Fantasy Tactics é um RPG retrô tático com combate em turnos e foco em narrativa. As batalhas são intensas, longas e complexas.

Trecho de gameplay de Final Fantasy Tactics um RPG retrô tático

O jogo é riquíssimo em detalhes, tem fartura de classes e equipamentos, easter-eggs, personagens especiais e muito mais.

A trama envolve lutas internas de clãs, problemas de família, ódio, amor e política. É uma história rica, densa, profunda e magnífica de se acompanhar.

A versão original é exclusiva do PlayStation 1, enquanto o remake pode ser jogado no Android ou no iPhone.

Fable Anniversary

Fable Anniversary é o remaster do jogo retrô original, que havia sido lançado em 2004. Essa versão aprimorada foi lançada em 2014 e trouxe de volta à vida um dos melhores RPGs que este mundo já viu.

Trecho de gameplay de Fable Anniversary um RPG retrô com combate de ação

Fable Anniversary te da a liberdade de ser quem você quiser: o cara bom, o cara mal, o cara que não tá nem aí… seja quem você preferir!

A história do jogo fala sobre um rapaz que passou por uma catástrofe e entrou numa escola para se tornar um herói (Oi? Alguém disse Boku no Hero?). O desenrolar é excelente e o fim surpreendente. Super recomendo!

Fable Anniversary pode ser jogado no Xbox 360, One e Series via retrocompatibilidade ou no PC via Steam e PC Gamepass.

Chrono Trigger

Chrono Trigger é um dos grandes clássicos do mundo dos RPGs. É um jogo já muito bem estabelecido no mercado, a ponto de ter recebido uma revisão e port para o PC há não muito tempo.

O jogo conta a história de uma viagem acidental no tempo. Crono, o protagonista, vai atrás de sua amiga e termina em um mundo de quatro séculos atrás. Viajamos para o passado esquecido, o futuro distante e até o fim dos tempos. Essa é a grande missão para salvar o futuro do planeta.

Trecho de gameplay de Chrono Trigger um RPG retrô com combate baseado em turnos e temática de viagem no tempo

Chrono Trigger foi lançado oficialmente para Super Nintendo e Nintendo DS, com uma versão aprimorada no PlayStation 1. Está disponível agora também para Android, iOS e PC via Steam.

E se você curte Chrono Trigger, aproveite a oportunidade para conhecer Sea of Stars, um RPG com a mesma pegada que será lançado muito em breve!

Suikoden II

Suikoden é uma das franquias de JRPGs mais icônicas que existem no mundo até os dias atuais. Todavia, o segundo jogo da série foi o que mais me marcou e foi a minha porta de entrada na franquia.

Suikoden II conta a história do protagonista Riou, seu melhor amigo Jowy e sua irmã adotiva Nanami. O enredo gira em torno de cada um deles adquirindo uma das Runas Verdadeiras, que governam cada uma um aspecto do universo Suikoden e são a fonte de toda a magia.

Imagem promocional oficial de Suikoden 1 2 HD Remaster via KONAMI

O printipal conflito da história é sobre uma guerra entre as nações Highland e as Cidades-Estado de Jowtson;

Para não estragar a diversão, é claro que não vou contar o plot da história. Super vale a pena acompanhar, mais do que recomendo que você dê uma chance a Suikoden 2! Aproveite que há uma versão remasterizada muito bonita planejada para ser lançada ainda neste ano de 2023.


E isto é tudo por hoje! Se você gostou, não esqueça de se inscrever em maus canais para continuar acompanhando as novidades.

É claro que ainda há mais pelo menos algumas dezenas de games incríveis que poderiam ter sido indicados aqui. Mas não se desepere! Em breve retornarei com mais indicações como esta.

Você também pode se inscrever para receber os artigos via e-mail clicando no botão a seguir. Até a próxima o/