Sony aceita acordo para manter Call of Duty no Playstation

Após muita batalha para tentar evitar que a Microsoft finalize sua aquisição da Activision Blizzard, a Sony enfim relaxa um pouco. Ela acaba de assinar um acordo que mantém a franquia Call of Duty, uma das maiores do Playstation, em seu console durante os próximos 10 anos.

Sony versus Microsoft

Microsoft anuncia acordo com a Sony

Esta notícia foi divulgada no último Domingo, dia 16 de Juho, pelo chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, através de seu Twiter.

“Temos o prazer de anunciar que a Microsoft e a Playstation assinaram um acordo vinculativo para manter Call of Duty no PlayStation após a aquisição da Activision Blizzard”

Após isto, a informação foi confirmada por um porta-voz da Microsoft. Ele disse que o acordo duraria por um prazo de 10 anos e abrange apenas Call of Duty e não qualquer outro jogo da Activision Blizzard. Isto coloca a Sony em pé de igualdade com os acordos que a Microsoft já havia assinado com a Nintendo, nVidia e outros.

Call of Duty vs Microsoft

A Sony tentava apoiar-se em Call of Duty para tentar barrar a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Ela afirmava que, caso a aquisição fosse bem-sucedida, a Microsoft restringiria o acesso dos jogos às suas concorrentes. É sempre válido lembrar que a dona de World of Warcraft possui um enorme portfólio de jogos à sua disposição.

Sony se protege atrás de Call of Duty

Apesar disso, este argumento não foi o bastante para convencer a Justiça dos EUA a bloquear a transação. Processo este que resultou na negação de todas as apelações realizadas pela FTC e deixou livre o caminho para que a Microsoft siga em frente com o negócio.

“Pelas razões explicadas, o tribunal considera que as alegações da FTC de que essa fusão específica pode prejudicar a competição de mercado não prevaleceram. Pelo contrário, as evidências apontam para tornar Call of Duty e outros conteúdos da Activision ainda mais acessíveis aos consumidores. Assim, o pedido de liminar é recusado.”

Sony vs Microsoft: O Fim da Guerra

Ao assinar este acordo em conjunto com a Microsoft, a Sony efetivamente encerra a sua oposição a esta aquisição. Agora espera-se que a compra seja concluída muito em breve. Talvez já na terça-feira, 18 de julho. Este é o prazo final para fechamento do negócio.

De todo modo, resta ainda as negociações da Microsoft com a CMA, no Reino Unido. A CMA é única entidade que ainda impede a fusão das duas gigantes. É possível que a Microsoft e a Activision estendam agora o seu próprio prazo de acordo a fim de que tenham tempo hábil para concluir este processo que envolve a CMA.

Fonte: Call of Duty 10-year deal signed between Xbox and PlayStation – Polygon, Sony agrees to 10-year Call of Duty deal with Microsoft – The Verge