História Completa de Final Fantasy XII

Aviso Importante

Aqui descrevo a história completa e resumida e, por motivos óbvios, este artigo estará repleto de spoilers sobre o game Final Fantasy XII.

Assista em Vídeo

Assista este e muitos outros vídeos em meu canal do Youtube.

O Casamento

O mundo de Ivalice está em guerra. Os impérios de Archadia e Rozarria tentam expandir seus domínios ao máximo. O alvo dos dois impérios, no momento, é o pequeno reino de Dalmasca. Este reino está localizado numa posição geográfica muito importante, situada entre as duas nações. Além disso, é um dos poucos lugares do mundo onde ainda existem grandes quantidades de uma poderosa fonte de energia conhecida como Magicite.

O Magicite é o principal motivo da atual guerra. Magicite é a fonte de magia em Ivalice, o mundo de Final Fantasy XII. Porém, também é a principal fonte de energia usada no cotidiano. Motos correm, portões se abrem, luzes se acendem. Tudo graças a Magicite. Existem ainda tipos especiais de Magicite, mais concentrados, como os que fazem as airships voarem, por exemplo.

Ante esta guerra, Dalmasca sabe que não há como resistir ao poder de Archadia, o grande império que já declarou a intenção de tomar o reino para si.

O povo, no entanto, não está muito preocupado com isso no momento…

Todas as raças passeiam tranquilamente pelos pátios da cidade real de Rabanastre. Moogles tocam seus instrumentos, airships voam por todos os lados e centenas de soldados enfileiram-se por uma única finalidade: tornar memorável o casamento da única herdeira do trono de Dalmasca, a princesa Ashe, com o valoroso guerreiro Lorde Rasler.

É uma grande festa para o público, deveras. Mas, ao mesmo tempo em que todos comemoram, alguns não conseguem esconder a preocupação. Quando a festa começa, um comunicado chega aos superiores de Dalmasca informando que a fortaleza de Nabudis caiu. O império de Archadia está pronto para invadir a qualquer momento. Um conselheiro diz ao rei que, se a fortaleza Nabudis realmente tiver caído, então não há nada mais que possa deter a invasão de Archadia. Lorde Rasler vai para a frente de combate, transtornado por não ter notícias de seu pai, que guardava a fortaleza em Nabudis. Após a celebração do casamento, o rei de Dalmasca aparece em público para explicar a situação. Rasler está no comando do exército que defenderá o país. O rei lhe entrega uma espada que possui um significado importante.

Lord Rasler brandindo sua espada

“Que a glória de Galtea vá com você”

— diz o Rei, ao entregar-lhe a espada.

“Sinto-me muito honrado”, responde Rasler enquanto desembainha a espada e a brande em direção aos céus, gritando e jurando proteger seu povo na iminente guerra. A multidão presente responde imediatamente com gritos de motivação e apoio ao bravo comandante. Naves de Archadia já podem ser vistas cruzando o céu, neste momento.

O Ataque do Império

Soldado imperial atacando a cidade de Dalmasca

Alguns meses após a cerimônia de casamento entre Ashe e Rasler, Archadia começa uma invasão noturna, atacando a cidade de Dalmasca por ambos os lados. A diferença de poder bélico entre ambas as nações é evidente. Enquanto as ariships pequenas e ágeis de Dalmasca tentam guardar o espaço aéreo a todo custo, as máquinas voadoras do Império são maiores, mais fortes e estão em maior número. Elas sobrepujam quase que completamente a força defensiva de Dalmasca.

A luta em terra é mais equilibrada. No entanto, mesmo com a presença de Lorde Rasler e o respeitado general Basch lutando juntos, Dalmasca não é capaz de impedir que as tropas imperiais dominem completamente a cidade de Dalmasca.

O rei, prevendo a derrota em curto prazo, foge para o interior da Fortaleza Nalbina. Este é o último lugar de resistência do reino. Ainda assim, como já havia sido dito antes no conselho de guerra, era apenas uma questão de tempo até que eles fossem completamente dominados.

A última linha de defesa da Fortaleza cai, significando a derrota definitiva de Dalmasca.

O rei, sem escolha, decide fazer um acordo de paz entre os dois reinos. Ele decide entregar Dalmasca para Archadia a fim de salvar sua própria vida e evitar mais derramamento de sangue. Uma cerimônia de arbitragem é marcada para oficializar o acordo.

Ao mesmo tempo, Basch tem um plano em mente para salvar seu Rei e seu reino. Ao presenciar a queda do reino de Dalmasca, ele se apressa e deixa a frente de batalha. Marcha rumo a Fortaleza Nalbina junto a Vossler, um cavaleiro de sua confiança. No caminho, Basch encontra outro soldado chamado Recks, abatido no chão. Basch o faz algumas perguntas pessoais, como sua idade e se ele tem família. Recks prontamente as responde dizendo ter 17 anos e somente um irmão dois anos mais jovem que vive em Rabanastre. Basch diz que em sua idade ninguém deveria empunhar uma espada. Mas Recks retruca dizendo que ele deseja lutar por sua pátria e por aqueles que morreram (falando especialmente sobre seus pais).

Eles seguem seu caminho por através da Fortaleza Nalbina, rumo à câmara do Rei. Devido ao grande número de guerreiros Archadianos guardando a Fortaleza, o grupo decide se separar para chamar menos atenção.

Durante este tempo, o rei de Dalmasca discute o acordo de paz com o exército inimigo. Pouco tempo depois Recks acaba por se reencontrar com Basch, mas de uma forma completamente inesperada: a sala está repleta de corpos sem vida pelo chão. Entre eles está também o corpo do rei de Dalmasca, inerte no trono. Atrás de Recks aparece o general, que não expressa qualquer sentimento. Ele apenas olha para o soldado novato. Vendo-o como a única testemunha da chacina, atravessa impiedosamente o seu peito com uma espada.

O Assassinato de Reks
Recks: Você… Por quê? Por que você fez isso?
Basch: O rei queria vender Dalmasca a eles. Sua majestade era um traidor.
Recks: O rei… um traidor?

Enquanto falava, Recks sentia seu estômago ser perfurado pela lâmina daquele que tanto admirava, consumindo suas últimas energias. Sem forças e sem entender as palavras que lhe foram ditas, Recks cai e apenas espera pela morte. Basch matou o rei antes que ele oficializasse o acordo de paz que entregaria Dalmasca para Archadia. E eliminou Recks por ser uma testemunha do ocorrido. Mas, aparentemente, sua atitude foi tardia. Vayne entra na sala e diz a Basch que isso é demais para um acordo pacífico. Basch responde que eles nunca se renderão e não serão vendidos por um rei traidor. Vayne diz que a guerra acabou e Dalmasca agora é propriedade do Império. Ele diz ainda que pretendia até mesmo deixar Rabanastre com alguma autonomia, mas depois da atitude de Basch tudo isso foi arruinado. Basch então diz que jamais se curvará a Vayne, que o responde dizendo que o povo de Rabanastre nunca o perdoará e sempre o odiará por isso. Então manda levarem-no para a prisão.

Recks assiste tudo durante seus últimos suspiros, enquanto lembra-se de seu irmão, a única família que lhe restou. E então sussurra seu nome “Vaan”, logo antes de perder os sentidos.

E por conta deste evento, o caminho para a paz no reino de Dalmasca foi destruído.

Ano 706 B.I. do Calendário de Ivalice – Cidade de Rabanastre

Penelo e Vann discutindo as atitudes de Vaan no início do jogo em Rabanastre

Alguns anos após estes eventos Final Fantasy XII realmente começa. Então, você toma o controle do personagem principal, Vaan. E Vaan não é realmente um personagem principal, mas isso é assunto pra outro vídeo.

Neste período, soldados imperiais já regem Rabanastre, a capital do reino de Dalmasca. Vayne é apontado como o novo Cônsul de Rabanastre.

O Marquês Ondore começa a agir de forma lenta e sutil contra o Império. Ele passa a desviar o Magicite mais puro das Minas Lushu para a Resistência em vez de mandá-la para o Império, como havia sido combinado. Juiz Ghis é enviado para Bujherba para investigar o caso, junto de alguns soldados imperiais. Pesquisadores do Laboratório Draklor são enviados para as Minas Henne a fim de procurar por uma nova fonte de Magicite no caso da disponível nas Minas Lushu, que fica na cidade aérea de Bhujerba, acabar.

Vaan, o irmão de Reks, Penelo e Kytes são três órfãos que vivem juntos em Rabanastre sob os cuidados de Migelo, um Bangaa (uma raça de Final Fantasy), que é dono de uma loja na cidade. Em troca de lar, proteção e alimento eles completam serviços para Migelo.

Vayne Solidor proclama seu discurso aos cidadãos de Rabanastre

Vayne proclama um discurso aos cidadãos de Rabanastre, no qual ele humildemente declara seus desejos de paz e defesa ao reino de Dalmasca. As pessoas, que anteriormente, gritavam insultos contra ele, parecem agora acalmadas.

Vaan decide infiltrar-se no Palácio Real durante o jantar, numa tentativa de achar algum tesouro para devolver às pessoas de Dalmasca – ele imagina que tudo que o Império tem pertence ao povo de Dalmasca e deseja que seus bens sejam retornados aos donos por direito. Penelo, ao saber de seu plano, sugere que Vaan vá conversar com o velho Dalan na Cidade Baixa. Vaan segue seu conselho, vai até Dalan e descobre um caminho secreto para o palácio, bem como os métodos para entrar lá com sucesso.

Vaan chega à câmara do tesouro de Rabanastre

Vaan consegue chegar ao tesouro do palácio com a ajuda de Dalan e lá encontra uma pedra brilhante, o Dusk Shard (ou Fragmento do Crepúsculo, em português). Ele confronta um homem chamado Balthier, que demanda a pedra, e uma Vieira chamada Fran. Soldados imperiais se aproximam para aprisionar os ladrões. Ao mesmo tempo, a nave Ifrit, do Império, encontra a Resistência e inicia um ataque em larga escala no mesmo local onde Vaan, Balthier e Fran estão. Vaan escapa e Balthier e Fran o seguem atrás da pedra. Eles escapam num veículo aéreo parecido com uma motocicleta, mas o veículo logo deixa de funcionar porque que o Dusk Shard absorveu a Mist dentro do veículo. Eles acabam nos caminhos aquáticos no nível inferior da cidade.

Em seu percurso encontram uma mulher chamada Amália lutando contra os soldados imperiais. Vaan a salva dos soldados e eles então escapam juntos, mas no fim são capturados por Vayne. Penelo tenta convencer os soldados a deixarem Vaan ir, mas sem sucesso. Balthier entrega a Penelo seu lenço para guarda-lo até eles escaparem e promete devolver seu irmão. Ba’Gamnan, um Bangaa caçador de recompensas que faz serviços sujos para o juiz Gabranth, olha tudo com atenção e com certo orgulho por ter capturado Balthier, afinal eles possuíam rixas passadas que fizeram Ba’Gamnan desejar ter a cabeça de Balthier em suas mãos. Vaan, Balthier e Amália são aprisionados nas Masmorras de Nalbina.

Vaan e Balthier confrontam três Seeqs nas Masmorras Nalbina

Na sala principal da masmorra, Vaan critica três Seeqs (outra raça de Final Fantasy) que estão batendo em um Bangaa prisioneiro. Os Seeqs vão em direção a Vaan a fim de puni-lo, mas os três são derrotados com a ajuda de Balthier. Vaan e Balthier encontram Fran e espionam o Juiz Gabranth enquanto conversa com Ba’Gamnan, ambos irritados que Balthier os enganou. Gabranth abre as escotilhas mágicas para ir falar com Basch, então o grupo o segue a fim de encontrar alguma saída das masmorras.

Gabranth interroga Basch sobre Amália, mas Basch não diz nada. Balthier e Fran aproveitam a saída do Juiz e entrar no local onde Basch está preso. Fran detecta Mist vindo de baixo da gaiola que aprisiona Basch. Balthier ignora os protestos de Vaan e leva todos abaixo da gaiola, libertando Basch para ajudar na fuga das masmorras. Vaan tem suspeitas dele, dado todo seu passado tenebroso, mas concorda em deixa-lo acompanhar o grupo pela Passagem Barheim a fim de fugirem da prisão. Basch consegue explicar sua versão dos eventos que iniciaram toda essa história e Vaan lentamente começa a mudar de ideia sobre ele.

Após percorrerem todo o caminho pela Passagem Barheim e conseguirem fugir das masmorras, o grupo se separa. Vaan segue para a loja de Migelo a fim de encontrar Penelo, mas em vez disso encontra-se com Kytes, que tem um serviço a ser feito para o velho Dalan. Vaan oferece-se para ir em seu lugar. Dalan da a Vaan a Espada da Ordem e diz para entrega-la a Vossler. Van acha o esconderijo de Vossler, onde a Resistência está fortemente debatendo o significado do fato de Basch ainda estar vivo. Vossler recusa-se a confiar nele. Ambos, Basch e Vossler, concordam que eles precisam contatar o Marquês Ondore em Bhujerba para tentar assegurar a liberdade de Amália.

Migelo Vann Fran e Balthier encontram se na taverna Sandsea

Basch e Vaan dirigem-se ao bar Sandsea para encontrar Balthier e Migelo, mas eles descobrem que Ba’Gamnan sequestraram Penelo numa tentativa de atrair Balthier a eles. Ele deixou uma nota instruindo Balthier a encontra-lo nas Minas Lushu, na cidade aérea de Bhujerba. Balthier foca relutante, mas Vaan oferece a ele o Dusk Shard se o levar para resgatar sua amiga – e irmã de criação – Penelo. Balthier concorda e Basch também vai junto, pretendendo encontrar o Marquês Ondore lá.

Vossler tem sucesso em chegar a Ondore, que o faz ir a bordo da Dreadnought Leviathan, nave onde Amália está sendo mantida capturada. Ele aguarda por uma chance de libertá-la.

A Strahl, nave de Balthier, chega em Bhujerba, onde encontra forças imperiais procurando por Lorde Larsa. Larsa foge dos imperiais e encontra o grupo de Vaan, introduzindo-se com o nome Lamont e pede para ir junto deles até as Minas Lushu.

Nas minas, Lamont encontra um pedaço de Nethecite manufaturado, a prova que ele estava procurando para o fato de o império estar realizando experimentos nas minas Lushu. Mais adiante, dentro das minas, o grupo encontra Ba’Gamnan, que diz já ter deixado Penelo ir, mas os ataca. A equipe escapa e Ba’Gamnan se perde nas minas.

Penelo é pega pelo Juiz Ghis, que depois encontra Larsa. O grupo segue rumo ao resgate de Penelo. Larsa desculpa-se por não ter se apresentado como realmente quem ele é, então pede ao Marquês Ondore que coloque Penelo na mansão dele, sob seus cuidados e proteção.

O grupo de Vann finalmente se encontra com o Marquês Ondore em Bhujerba

O grupo finalmente encontra-se com o Marquês Ondore. Vaan pede para ver Penelo, mas ela e Larsa já partiram para a Dreadnought Leviathan. Basch também pede a Ondore que o ajude a resgatar Amália. O plano deles envolve Basch apontando sua espada contra o Marquês e sendo levado como prisioneiro para o Juiz Ghis, a bordo do Leviathan, onde Amália está sendo mantida e também onde Penelo e Larsa agora se encontram. Ondore sabe que Vossler irá ajuda-los a escapar no final.

Ghis conta a Amália, agora revelada como a Princesa Ashe, herdeira legítima do reino de Dalmasca, que ele irá soltá-la se ela jurar fidelidade ao Império, o que ela se recusa prontamente a fazer. Infelizmente ela não tem como provar sua linhagem e reclamar seu trono por direito. Neste momento Basch conta a Ashe que ele estava encarregado de entrega-la o Dusk Shard, cuja localização apenas ele conhece, porém, a joia começa a brilhar na mão de Vaan. Ghis fica encantado com o poder da pedra e pede o Dusk Shard para si. Vaan a entrega após extrair dele a promessa de não os executar. Ghis concorda e manda os prisioneiros embora, mantendo Ashe separada do restante do grupo.

O grupo de Vann está a bordo da Dreadnought Leviathan

A equipe consegue se libertar, encontra Ashe e a liberta também. Ela concorda em confiar em Basch no momento, mas não tenta esconder seu ódio por ele.

No caminho para a saída do Leviathan, eles encontram Larsa e Penelo. Larsa conta a eles que Ghis foi avisado de que o grupo escapou e dá o Nethecite manufaturado que encontrou nas minas Lush a Penelo, como uma espécie de amuleto da sorte. Vossler assegura-se de que o grupo tenha uma airships para fugir e Penelo vai junto do restante da equipe.

No caminho eles encontram o Juiz Ghis, que os ataca com uma magia que o Nethecite imediatamente absorve, protegendo Penelo. Eles derrotam Ghis e Vossler então chega, os direcionando para uma airship chamada Atomos que ele encontrou. Eles escapam e conseguem retornar para Bhujerba. Lá Penelo, enfim, devolve o lenço de Balthier, que cumpriu sua promessa e devolveu seu irmão de criação inteiro.

Após um certo debate, Vossler diz a Ashe que ela precisa encontrar outro caminho para restaurar Dalmasca e que ela deve levar Basch como seu protetor nessa jornada. Ashe relutantemente aceita o conselho.

Ashe segue para Ondore e pede por sua ajuda, mas Ondore a convence de que não pode fazer nada até que ela obtenha uma prova de sua linhagem. Naquela noite Ashe entra a bordo da Strahl, pretendendo obter a Dawn Shard (o Fragmento do Alvorecer, em português) que está guardado na Tumba de Raithwall.  Vaan a encontra, assim como o restante da equipe. Ashe pede que Balthier a “sequestre”, entre aspas, e conta a ele que a Tumba de Raithwall contém muitos tesouros, dizendo-o que ele pode levar todos que encontrar no caminho, pois ela deseja apenas o Dawn Shard. Todos seguem juntos rumo à Tumba, no Deserto Oeste de Dalmasca.

Nesse meio-tempo, Vossler descobre os objetivos de Ashe e contata o Juiz Ghis, que o oferece uma troca: o Dawn Shard por Ashe de volta ao trono. Ghis concorda.

A equipe segue a oeste e estaciona logo na entrada do Mar de Areia Ogir-Yensa, onde Vossler os encontra e se junta ao grupo rumo à tumba. A nave não consegue ir mais adiante do que isso com sua atual fonte de energia, por isso a equipe vai a pé a partir daqui. No meio do caminho eles lidam com alguns Urutan-Yensa (uma outra raça de Final Fantasy) e seguem por Ogir-Yensa, então por Nam-Yensa rumo ao Vale dos Mortos e, enfim, chegando à Tumba de Raithwall.

Van Ashe e equipe chegam à Tumba do Rei Raithwall

O grupo passa pela Tumba, desvendando seus segredos até encontrarem o guardião Belias, um Esper que mantém o Dawn Shard a salvo de intrusos. O guardião é derrotado e a equipe obtém o Dawn Shard.

O Esper Belias

Ao saírem da tumba, Juiz Ghis os aguarda numa emboscada com a airship Shiva e o resto da Oitava Armada. Vossler diz a ela para entregar o Dawn Shard; Ghis induz o julgamento dela ameaçando Balthier de morte. Ashe, relutantemente, entrega o Dawn Shard e evita um confronto direto, pois a diferença de forças é imensa.

Apesar de eles terem recebido ordens para não testar o Dawn Shard imediatamente, Ghis testa-o mesmo assim, pretendendo utilizar a pedra para ganhar poder sobre Vayne. O Dawn Shard começa a reagir, deixando Fran enfurecida com a Mist liberada pela pedra, dada a grande sensibilidade de sua espécie para com a Mist. Eles escapam de suas algemas e atacam os guardas imperiais, mas são parados por Vossler, que é derrotado pelo grupo.

O Dawn Shard drena Mist dos motores da airship. Vossler pede a Basch que tome seu lugar e proteja Ashe. A equipe consegue escapar em uma airship roubada ainda em tempo – a Shiva então explode e o Dawn Shard transforma tudo, incluindo Ghis, Vossler e toda a Oitava Armada, bem como a Dreadnought Leviathan, em cinzas. A equipe vê o Dawn Shard retornando numa bola de chamas e o recupera.

Ondore toma vantagem dessa gigantesca perda do Império e começa a recrutar membros para a Resistência. A cidade pirata de Balfonheim concorda em dar suprimentos à Resistência, mas não a lutar junto deles. Ashe retorna para Rabanastre, mas recusa-se a anunciar sua presença, visto que tal anúncio seria péssimo para os esforços de Ondore (já que ele havia anunciado a morte dela, e expor isso como uma mentira reduziria significantemente o moral dos potenciais recrutas da Resistência). Rozarria utilizar supostos exercícios de treinamento como um pretexto para preparar-se para a guerra. O Senado Archadiano expressa seu desprezo com Vayne pela exposição descuidada da Armada. Vayne é invocado de volta à Cidade Imperial de Archades.

Ashe resolve utilizar o Dawn Shard para atacar Archadia, porém ela não sabe como fazer isso. O grupo então decide ir para a vila dos Garif de Jahara para perguntar sobre isso ao ancião de lá, já que os Garif são conhecidos por terem sido os primeiros a terem contato com a pedra. Balthier demanda um pagamento a fim de acompanha-los, pedindo pelo anel de casamento de Ashe. Ele diz a ela que irá devolvê-lo assim que encontrar algo mais valioso. Ashe relutantemente o entrega seu precioso anel.

Ashe encontra se com o líder dos Garif

O chefe dos Garif não é capaz de ajudar Ashe, mas conta a ela que o Dawn Shard perdeu seu poder e é inútil no momento. Eles então são encontrados por Larsa, que pede a Ashe que o acompanhe até o Monte Bur-Omisace, num esforço a fim de terminar a guerra iminente. Larsa espera que Gran Kiltias possa confirmar a linhagem de Ashe como herdeira legítima do reino de Dalmasca e que isso possa gerar um pacto de paz que possa impedir que Marquês Ondore e o Império de entrarem em guerra. Um outro personagem chamado Al-Cid Margrace, de Rozarria, também é convidado por Larsa para ir a Bur-Omisace. Ashe é convencida por Larsa a fazer isso, pois apesar do fato de que, por um lado, ela estaria ajudando o Império, por outro ele a informa de que Dalmasca seria o campo de batalha em qualquer guerra, o que causaria a morte de dezenas de milhares de inocentes em vão. Vaan decide ir com eles em busca de respostas sobre uma direção para a sua vida.

Os Juízes Drace e Gabranth, apesar de discordarem sobre Vayne subir ao trono, concordam que devem proteger Lorde Larsa, tanto de Vayne quanto do Senado, que sabidamente reagiriam terrivelmente ao descobrirem que Larsa não é a marionete que eles pensam ser.

Em algum ponto num passado recente, Mjrn, irmã de Fran, deixa a Vila Euryt preocupada sobre o crescimento da atividade imperial na Floresta de Golmore, próxima às Minas Henne. Ela segue os imperiais até as minas, onde é capturada por pesquisadores do laboratório Draklor. Mjrn é submetida ao Nethecite manufaturado, que a deixa em possessão de Venat, uma criatura sombria e desconhecida. Mjrn fica enfurecida de forma parecida com o que houve com Fran no Leviathan. Ela mata todos os pesquisadores e fica vagando pelas minas.

A passagem de Fran é bloqueada pela Floresta Golmore

O grupo passa pela Floresta Golmore, que se recusa a deixar Fran passar. Fran abre um caminho para a Vila Euryt e pede a Vaan que encontre Mjrn. Em vez disso, Fran encontra a irmã mais velha dela, a líder da vila, Jote. Enquanto eles falam, Fran entra na vila e demanda saber onde Mjrn está, pois ela sentiu que Mjrn não estava na floresta. Larsa interpreta as palavras subsequentes de Jote e descobre que Mjrn está nas Minas Henne, exatamente para onde a equipe se dirige agora. Eles encontram a Vieira, que, possuída por Venat, invoca e atormenta o grande Tiamat, um enorme dragão. A equipe derrota o dragão e Venat escapa do corpo de Mjrn, libertando-a da possessão.

Mjrn é retornada para a Vila Euryt, onde Fran recusa sua companhia e diz que o papel dela é para com a Floresta e que ela não deve seguir seus passos. A passagem de Fran agora é permitida pela floresta e eles seguem rumo à Selva Golmore, depois passando pela Fenda Paramina e chegando ao Monte Bur-Omisace.

Durante estes eventos, Vayne assassina seu próprio pai, Imperador Gramis, enquanto joga a culpa em Gregoroth, do Senado. O Senado perde sua autoridade pelo Ministério da Lei, enquanto Vayne ganha poderes autocráticos e é intitulado como o novo Imperador. Juíza Drace acusa Vayne de traição e aponta sua espada contra ele, não percebendo que os outros juízes não estão a seu favor. Juiz Bergan a desarma utilizando sua força sobre-humana, fornecida pelo Nethecite manufaturado. Vayne ordena sua execução, muito embora Juiz Zargabaath tente convencê-lo a não fazer isso, restando a Gabranth obedecer relutantemente à sua ordem, após ser avisado de que Vayne sabe de seus relatos regulares para Gramis sobre suas ações – o que é motivo mais que suficiente para que Vayne o execute também. Drace diz a Gabranth que faça o que Vayne mandou, que ele deve permanecer vivo e proteger Lorde Larsa. Ele, com muito pesar, o faz. Vayne então ordena que Zargabaath leve Bergan e Gabranth com ele.

O Senado, recém-deposto, oferece alguma resistência utilizando-se de suas forças disponíveis, mas são rapidamente sobrepujados.

A equipe chega ao Monte Bur Omisace

Ao chegarem no Monte Bur-Omisace, a equipe se encontra com Gran Kiltias Anastasis e Al-Cid, que trás notícias da morte do Imperador. O plano anterior envolveria Larsa convencendo o Imperador Gramis, mas com Vayne na liderança, ele simplesmente declararia Ashe como uma impostora. Ashe decide tentar ganhar um poder maior que o de Vayne para derrotá-lo em vez de pedir por paz. Anastasis a informa da existência da Espada dos Reis, uma relíquia do Rei Raithwall que pode destruir o Nethecite. Com ela, Ashe poderia impedir o uso do Dusk Shard por Vayne e ter uma chance de lutar com Ondore e Rozarria contra Archadia. A equipe então se dirige para o Santuário de Miriam a fim de recuperar a espada.

O Esper Mateus

No caminho o grupo encontra outro Esper, Mateus, mais um guardião que é derrotado para que Ashe obtenha a Espada dos Reis. Balthier sugere que ela utilize a espada para destruir o Dawn Shard como um teste. Neste momento o fantasma de Rasler aparece para Ashe, impedindo-a de fazer isso. Ashe branda a espada em direção à pedra, porém não a atinge. Fran detecta uma cessação no fluxo de Mist e entende que a espada é real.

Assim que o grupo retorna ao Monte Bur-Omisace, encontram o local sob intenso ataque de forças imperiais. Larsa foi levado por Gabranth e Bergan assassinou Anastasis. A equipe ataca o Juiz Bergan e o mata, descobrindo que seu corpo inteiro foi revestido com Nethecite manufaturado. Al-Cid, que sobreviveu, pede que Ashe retorne a Rozarria junto dele a fim de convencer a nação a parar suas tropas e evitar a guerra, porém Ashe se recusa dizendo que seu plano é usar a Espada dos Reis contra o Dusk Shard. Balthier, por sua vez, sugere que o Dusk Shard esteja guardado no Laboratório Draklor, em Archades.

A equipe passa por Mosphoran Highwaste

A equipe segue rumo ao laboratório, passando pela Desolação de Mosphoran, pela Floresta Salika. Entrando nas Terras Altas de Tchita, atravessando a Caverna do Palácio de Sochen e finalmente chegando na Antiga Archades. Balthier encontra um velho conhecido chamado Jules que os ajudar a entrar na Cidade Imperial de Archades e a chegar ao Laboratório Draklor para enfrentarem Cid, que fica localizado no último andar do laboratório. Ao encontrarem Cid, uma luta é iniciada e a equipe percebe que Cid está sendo ajudado por uma entidade parecida com a que possuiu o corpo de Mjrn, irmã de Fran. Este é Venat, um Occuria, uma entidade antiga cuja função é proteger a história e o destino do mundo. Após a batalha, Cid é derrotado e Reddas, que se junta ao grupo nesta empreitada, tenta desferir um golpe fatal em Cid, mas é impedido por Venat, permitindo que Cid escape, mas não antes de provocar Ashe dizendo que ela deve ir até a Cidade Antiga de Giruvegan, onde ela poderia encontrar uma nova pedra, e que ele pretende ir lá também.

Reddas enfrenta Cid no Laboratório Draklor

Reddas leva o time de volta a Balfonheim e lá Balthier sugere que sigam Cid até Giruvegan. Cid possui a pedra e se eles a destruíssem com a Espada dos Reis, Vayne perderia seu trunfo na guerra e as forças aliadas da Resistência e Rozarria poderiam acabar com Archadia. Reddas recusa acompanha-los, mas investiga alguns documentos achados no Laboratório Draklor que apontam para as Cataratas Ridorana e o Farol de Pharos como uma localização importante. A equipe então segue para a Floresta Encantada, onde um mar de Mist os espera, rumo à cidade de Giruvegan. Uma visão de Rasler aparece novamente para Ashe e abre o caminho à frente, rumo à cidade antiga de Giruvegan. O portão que barra a entrada da equipe responde apenas àquele que comanda Belias, o Gigas. Apesar de Balthier querer esperar por Cid na entrada, o fantasma de Rasler aparece e leva Ashe mais a fundo na cidade.

Após desbravarem o local inóspito, eles chegam ao Grande Cristal, onde derrotam outro guardião, o Esper Shemhazai. Após isto, Ashe encontra-se sozinha num lugar estranho onde ela conversa com vários Occuria, que a impelem a ser a nova Rainha da Dinastia, ignorando totalmente suas próprias vontades e conceitos de certo e errado. Eles a contam sobre a Lâmina do Tratado, confiando-lhe a tarefa de destruir o Império Archadiano e Venat e de tornar-se a nova Rainha da Dinastia. Ashe agora deve decidir entre seguir as instruções dos “deuses” para libertar seu reino ou colocar sua fé na capacidade humana de governar a si mesmos e esse livrarem da manipulação dos Occuria. Seja como for, os Occuria lhe dão dicas que levam o grupo até o Farol de Pharos, nas Cataratas de Ridorana, local onde Ashe deve encontrar o Sun-Cryst (ou Cristal do Sol, em português), a fonte de todo o poder e Mist, a fim de cortar novos Nethecite dele e assim obter poder para destruir o Império. Basch é contra a ideia dos Occuria. Enquanto isso, Balthier percebe que Cid nunca iria até lá, mas que ele queria apenas que Ashe encontrasse os Occuria, apesar de ele ainda não adivinhar qual o verdadeiro propósito de Cid.

Nesse meio-tempo, Larsa implora a Vayne que faça um acordo com Ashe, mas Vayne clama que Ashe é quem quer guerra e não paz. Larsa e Vayne mandam Gabranth espionar Ashe e descobrir o que ela realmente deseja.

As Cataratas de Ridorana

Ao mesmo tempo, os piratas de Reddas navegam até as Cataratas Ridorana através de um enorme mar de Mist a fim de realizar uma operação de resgate a Balthier e seu grupo. Ao chegar, encontram-se e Reddas dá a Balthier uma Skystone, uma pedra do céu, que funciona em Jagd (uma espécie de energia liberada pelo laboratório Draklor que impede que naves sem esse tipo de fonte de energia voem, mesmo motivo por não terem conseguido ir para a Tumba de Raithwall diretamente com a Strahl. Agora a Strahl pode voar em direção a Ridorana e Reddas os acompanha até lá.

No caminho, Balthier diz a Vaan que cuide da Strahl caso algo de ruim aconteça com ele. O grupo encontra uma inscrição do Rei Raithwall avisando que três guardiões os esperam e para não confiarem em ilusões. Eles lutam contra outro Esper, Hashmal, no caminho para o topo do Farol. Após muito tempo eles finalmente chegam ao topo, na sala do Sun-Cryst. Rasler aparece novamente para Ashe, indicando que ela deveria usar o Sun-Cryst para destruir o Império. Gabranth então aparece, incitando-a a realmente fazer isso. Ele tenta enfurece-la contando que ele matou seu pai – talvez no intuito de ver o Império cair, a fim de curar uma ferida que Gabranth possui contra eles pela destruição de sua terra natal, Landis. Gabranth luta contra Reddas, que revela sua verdadeira identidade como o Juiz Zecht. Ashe finalmente percebe que a imagem de Rasler é meramente uma ilusão do Occuria e resolve enfim destruir o Sun-Cryst e dar à humanidade controle total sobre si mesmos e sobre seu destino, livres das manipulações dos Occuria. Gabranth então tenta impedi-la e luta contra eles até que Cid apareça.

Cid dispensa Gabranth, que tenta ataca-lo apenas para ser repelido por Venat. Cid usa o Sun-Cryst para despertar a nave Bahamut. A equipe batalha contra Cid, que, apesar de invocar o Esper Famfrit e ter a ajuda de Venat, é derrotado e logo seu corpo desaparece. Neste momento nós descobrimos que Cid é pai de Balthier, que quando jovem foi levado por Cid até o Império a fim de ganhar honrarias e prestígio. Porém Cid começou a ficar cada vez mais obcecado por poder até enlouquecer, fazendo com que Balthier fugisse e largasse seu passado como um Nobre para trás e se tornasse então um Pirata do Céu, navegando livremente em sua nave, a Strahl.

Reddas destrói o Sun Cryst

Ashe e Vaan tentam atacar o Sun-Cryst com a Espada do Tratado e a Espada dos Reis, mas não conseguem alcançá-lo devido o incrível poder fluindo de dentro do cristal. Reddas toma a espada de Ashe e diz para o grupo correr. Ele pula contra o Cristal do Sol, golpeando-o com toda a sua força e fazendo-o explodir. O restante da equipe escapa em segurança graças ao sacrifício de Reddas, que buscava redenção por seu passado como Juiz, sendo consumido em chamas.

A equipe volta para Balfonheim, onde encontram Al-Cid esperando por eles e os informa de que não teve sucesso em assegurar que Rozarria se mantivesse pacífica. E além disso, diversos generais militares debandaram para a Resistência. Houve um confronto militar na velha Nabradia e isso requereu uma declaração de guerra tanto por parte de Archadia quanto da Resistência – e, como dito antes por Larsa, o campo de batalha será Dalmasca. Rozarria atualmente espera pela investida do Império para lutar junto à Resistência, mas é apenas uma questão de tempo até que se unam.

Ao mesmo tempo, Vayne comanda a Bahamut, agora operante graças ao poder do Sun-Cryst, e segue para Rabanastre. A Strahl segue a Bahamut, enquanto Vaan imita a voz de Lorde Larsa usando o aparelho de Balthier que o permite imitar vozes, então Ondore fica convencido a deixa-los continuar rumo ao Bahamut para uma batalha aérea – por mais que isso possa custar na investida contra o Império. Simultaneamente, Larsa tenta convencer Vayne a parar o confronto, mas Vayne ordena a completa aniquilação de todos os seus oponentes. A equipe desembarca e segue rumo a Vayne. No caminho, são novamente atacados por Gabranth, já cansado das incursões e feridas anteriores. Ele é derrotado por Basch, que tenta convencê-lo a acabar com seu ódio.

O grupo encontra Vayne Solidor a bordo da Bahamut

Eles encontram Vayne e Larsa, que finalmente levanta sua espada contra seu irmão, o atual Imperador. Uma longa e penosa batalha se inicia contra Vayne, que chega a ser derrotado, porém utiliza o Nethecite manufaturado que Cid deixou para trás e então torna-se Vayne Novus, uma versão muito mais poderosa de si próprio, infundido na energia fornecida pelo Nethecite. Vayne diz a Gabranth que derrote Larsa, mas Gabranth o responde com irreverência, apontando sua espada para Vayne em vez de seguir sua ordem. Vayne invoca um ataque que causaria a fatalidade de Gabranth, mas Larsa absorve o poder utilizando seu pedaço de Nethecite, que então se quebra e se torna poeira. Vayne escapa…

O próprio Vayne acredita estar morrendo após utilizar o poder do Nethecite manufaturado, mas é diretamente possuído por Venat, que lhe concede ainda mais poder ao invocar pedaços da nave Bahamut para ele próprio até que pareça um dragão mecânico gigantesco. Ele começa a destruir naves ao seu redor, causando severos danos à investida da Resistência.

O grupo enfrenta Vayne SOlidor em sua última forma o The Undying

O grupo o desafia novamente, agora chamando-se O Imortal (ou “Aquele que Não Morre”, numa tradução mais precisa pro termo original The Undying). Após um combate longo e mortal, equipe de Van, Ashe, Balthier, Fran, Penelo e Ashe prevalece.

O grupo, agora contando com Lorde Larsa e Basch, que carrega Gabranth, escapa na Strahl. Mas a Bahamut para de funcionar e ameaça cair sobre Rabanastre, o que causaria danos irreparáveis e milhares de mortes de inocentes. Por este motivo, Balthier e Fran voltam para dentro da nave a fim de consertá-la e evitar que esmague a cidade. Simultaneamente, Gabranth pede a Basch que continue sua missão de proteger Larsa e então dá seu último suspiro.

A Strahl, agora sob controle de Vaan, começa a se mover. Basch, usando o aparelho de imitar vozes de Balthier, finge ser o Juiz Gabranth e transmite um cessar-fogo, com Lorde Larsa confirmando a ordem. Ashe repete o cessar-fogo para o Marquês Ondore. Eles então declaram o fim da guerra.

Juiz Zargabaath, a bordo da nave Alexander, transmite uma mensagem urgente: a Bahamut está em rota de colisão com Rabanastre. Ele pretende utilizar sua nave, a Alexander, para colidir com a Bahamut, a fim de alterar o curso da gigantesca nave em queda, e solicita que atirem e destruam todos os restos da Alexander depois, para que não caiam na cidade. Balthier entra em contato com Ashe, pedindo que ela mande suspender o fogo até que ele termine os reparos na Bahamut. Balthier finaliza os reparos necessários e consegue movimentar levemente a Bahamut para longe o suficiente de Rabanastre. A cena mostra Balthier carregando Fran inconsciente em seus ombros, após ela ter caído de vários escombros.

A queda da nave Bahamut

A Bahamut cai fora da cidade, sem causar maiores danos e sem deixar vítimas inocentes.

Um ano após estes incidentes, Lorde Larsa agora é o novo Imperador de Archadia. Basch agora é um Juiz e seu protetor pessoal, se passando por Gabranth, como fora pedido pelo próprio. A coroação de Ashe como a Rainha de Dalmasca deve acontecer dentro de um mês.

Penelo e Vaan retornam para Rabanastre para viver em paz e restos da Bahamut permanecem presentes nos arredores da cidade. Eles tomam conta da Strahl na ausência de Balthier, como pedido antes pelo próprio. Vaan também conseguiu, de alguma forma, dinheiro para comprar sua própria airship.

Ashe agora é a rainha de Rabanastre

Penelo retorna para o hangar da Strahl e descobre que foi “roubada” – ou talvez um outro termo seja melhor, já que ela foi “roubada” por seu próprio dono. Uma carta e um anel permanecem. A carta, cujo remetente é Balthier, diz “Algo mais valioso: um esconderijo em Glabados. Espero em Bervenia”. O anel é aquele anel de casamento que ele havia pegado de Ashe como pagamento antecipado pela aventura. E agora retorna para sua legítima dona, tendo em vista que sua promessa era justamente esta: o devolverei quando encontrar algo mais valioso. Palavras ditas na carta junto a um endereço, para onde Vaan e Penelo se dirigem a fim de encontrarem seu antigo e querido amigo.

O Fim

Histórias Complementares

A Era dos Deuses

O Esper Ultima
Esper Ultima

Uma lenda constata que os deuses retiraram-se para uma “cidade de sua própria criação”, soando como se os deuses (nas lendas dos Espers) fossem Occuria. Nos anos seguintes, os Occuria usam seu Sun-Cryst, fonte de Nethicite Deificado, para dar poder a humanos em particular, moldando história como um jardineiro molda plantas.

Os Espers são criados pelos deuses, mas, liderados por Ultima, rebelam-se contra eles (aparentemente essa é a Guerra dos Mil Anos mencionada na descrição do CP de Hashmal). Os deuses então os selam, forçando-os a servir quem invocá-los.

Mais de 2000 Anos Antes

Kiltia funda a religião mais tarde chamada de Light of Kiltia.

Muitos anos depois, Saint Ajora funda uma seita separada, a Glabados Church.

Aproximadamente 1150 Anos Antes

Rei Raithwall, um nobre de um pequeno país em Valendia, é contatado por Occuria e recebe três pedaços de Nethicite Deificado (Dawn Shard, Midlight Shard, Dusk Shard) e a Sword of Kings (esses itens foram primeiro entregues aos Garif, mas eles falharam em usá-las, então deram a Raithwall).

Ele usa esses artefatos para unificar Ivalice na Galtean Alliance. Archadia e Rozarria, membros da aliança, ficam juntas durante esse tempo.

Raithwall derrota o Esper Belias e prende-o a ele.

Aproximadamente 1100 Anos Antes

Raithwall morre. Ele deixa a Dusk Shard e Midlight Shard para seus descendentes, a Casa Galtea. A Dawn Shard é deixada em sua tumba. A Sword of Kings é colocada em Stilshrine of Miriam na tutela de Gran Kiltias. Belias é colocado para vigiar a Tumba de Raithwall e a Dawn Shard.

706 Anos Atrás (1 OV)

O último dos descendentes diretos de Raithwall morre, terminando a Galtean Alliance e começando o domínio da Casa Dalmasca, começada pelo segundo príncipe de Dalmasca, e Casa Nabradia. A Dusk Shard é dada ao novo Rei de Dalmasca e a Midlight Shard para Nabradia.

Aproximadamente 200 Anos Antes (500 OV)

A república governada pelo senado em Archadia é trocada por um sistema de governo militar. Archadia começa uma política de invasão expansionista. Eventualmente guerreia muitas vezes contra Rozarria.

Casa Solidor, uma poderosa família do Senado, luta para ficar no poder, criando o Ministério da Lei e instalando Judges como seus líderes. Permanece no poder até o presente.

50 Anos Atrás (665 OV)

Fran deixa a vila Eruyt de Vieras, dizendo que não pode mais simplesmente observar a sociedade de Humes atacando uma a outra. Sua irmã Jote, líder da vila, declara que ela não é mais uma Viera.

Aproximadamente 7 Anos Antes

Venat rebela-se contra Occuria e começa a procurar por uma maneira de acabar com os planos deles de controlar a humanidade.

Pouco Mais de 6 Anos Atrás

A República de Landis é conquistada pelo Império Archadiano. Dois irmãos, Basch e Noah fon Ronsenburg são deixados sem lar. Basch vai para o Reino de Dalmasca, enquanto Noah para o Império Archadiano. Ele rapidamente sobe nos ranks e logo torna-se Judge Gabranth do Ministério da Lei.

Lorde Vayne Solidor, filho do Imperador Gramis, sobe em ranks do Império. Ele faz seus próprios irmãos mais velhos serem acusados de traição e colocados a morte, no comando de seu pai, deixando apenas seu irmão mais novo Larsa.

6 Anos Atrás (700 OV)

Cidolfus Demen Bunansa, pesquisador líder do Império Archadian, entra em Giruvegan, cidade dos Occuria. Ele encontra Venat, que torna-se seu confidente, mostrando a ele como manipular Nethicite e começa um plano para rebelar-se contra Occuria.

Cid torna-se cego pelos planos de Venat e começa a agir excentricamente. Ele aponta seu filho, Ffamran, como um Judge. Ffamran, enfurecido com o comportamento do pai, escapa na Strahl, uma airship experimental de Archadia, e torna-se um pirata dos céus, com o nome Balthier. Cid fica próximo de Vayne. Imperador Gramis aponta Judge Gabranth para ser o braço direito de Vayne e também o espionar.

Pouco Menos de 6 Anos Atrás

A nave Bahamut começa a ser construída

Balthier conhece Fran e ela junta-se a ele nas suas jornadas.

Cid cria Bahamut, uma gigante e poderosa airship de guerra. Porém, ela requer uma enorme quantidade de energia para funcionar, até mesmo Nethicite manufaturado não pode fazer isso. Ele começa um esquema para acessar a Sun-Cryst, a fonte de todo Nethicite, para destruir o poder dos Occuria sobre os homens e dar a Archadia controle derradeiro sobre o destino da humanidade.

5 Anos Atrás (701 OV)

Uma praga consome Rabanastre. Os pais de Vaan e Reks são mortos nela.

2 Anos Atrás (704 OV)

Princesa Ashelia B’Nargin Dalmasca e Príncipe Rasler Helos Nabradia casam-se.

Nabradia, temendo o poder crescente de Archadia, faz um trato com Rozarria para colocar tropas Rozarrianas perto da fronteira Nabradiana. Archadia pressiona Nabradia para dissolver o pacto, mas sem sucesso. Em resposta a isso, Archadia invade o capital de Nabradia, Nabudis (são liderados pelos Judges Bergan e Zecht). As forças Archadianas capturam a Midlight Shard.

Judge Zecht é ordenado por Doutor Cid a usar a Midlight Shard contra Nabudis como um teste, e o faz, não percebendo as consequências. Nabudis é instantâneamente vaporizada. Ninguém na cidade sobrevive. Logo uma camada de Mist envolve a cidade e demônios começam a multiplicar-se, tornando a cidade e o palácio em terras mortas.

Judge Zecht, envergonhado pelas suas ações, escapa do Ministério da Lei e toma o nome Rei Pirata Reddas. Ele chega ao porto em Balfonheim e começa a limpá-lo de seus cidadãos mais desagradáveis. Logo ele é o líder da cidade fazendo de lá um lugar digno e justo, mesmo cheio de piratas.

Embriagada com seu poder, Archadia continua a guerra com um ataque sem precedentes na Nalbina Fortress. A perda da fortaleza para Archadia iria facilitar a invasão de Dalmasca. Príncipe Rasler vai para as linhas de fronte de Nalbina e é morto em batalha.

O povo de Dalmasca perde muita de sua vontade de lutar. Uma brava força, incluindo Capitão Basch, Vossler e um jovem soldado de Dalmasca chamado Reks, monta um contra-ataque contra Archadia.

Antes de serem mandados, Basch recebe uma ordem do Rei Raminas, caso o rei morra ele deve entregar a Dusk Shard para a princesa, como prova de sua linhagem, permitindo que ela tome o trono de Dalmasca. A força de Dalmasca, porém, é derrotada. Logo depois, Archadia oferece termos de rendimento de Dalmasca. Rei Raminas de Dalmasca concorda em assinar o tratado em Nalbina Fortress.

As forças restantes de Dalmasca, incluindo Basch, Vossler e Reks, rapidamente partem para Nalbina para proteger o Rei Raminas das forças Archadianas, que temem assassiná-lo logo que assinar o tratado.

Judge Gabranth, irmão gêmeo de Basch, aparece disfarçado como Basch e assassina o rei e a maioria das forças de Dalmasca, incluindo Reks. Basch é levado em custódia e publicamente acusado de matar o rei (o motivo dado é que o rei estava “vendendo” Dalmasca). Sua execução é anunciada por Marquês Ondore, líder da cidade neutra de Bhujerba, que é ordenada por Vayne a fazê-lo. Logo depois, o Marquês também anuncia que Princesa Ashe tirou a própria vida por coração partido pelas mortes de seu marido e pai (não se sabe se Vayne esteve por trás desse anúncio também).

Dalmasca logo oferece rendição incondicional para o Império Archadiano. Gabranth cumpriu seu objetivo de deixar Dalmasca como um reino partido.

Contrário às proclamações de Ondore, nem Ashe nem Basch morreram. Basch é levado para Nalbina Dungeons por Vayne para assegurar um trunfo político contra Ondore. Ashe vai ao submundo, tomando o nome Amália, e junta-se a uma resistência contra o Império. Vossler acompanha-a como seu protetor.

Recentemente

Um dragão Yiazmat assassina o mestre de Montblanc. Querendo vingança, ele começa o Clã Centurio em Rabanastre como uma tentativa de reunir os melhores caçadores de monstros para eventualmente matar Yiazmat.

O lendário dragão Yazmat

E aí, gostaram das dicas? Conta pra gente aí nos comentários, deixe sua opinião e participe da comunidade! Você também pode fazer parte do nosso Grupo no Facebook, da Página do Facebook, seguir o Perfil do Instagram, a Página no TikTokse inscrever no Canal do Youtube.

Você também pode conferir todas as notícias, novidades e dicas de Genshin Impact em minha Biblioteca de Genshin Impact.