Foram definidos os Critérios para Análise de p2w

Olá pessoas, tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimxs! Neste post vou descrever quais serão os critérios utilizados para definir (e pontuar) os jogos analisados a fim de verificar se são ou não são p2w.

Esses critérios foram desenvolvidos após analisar as respostas já enviadas à nossa pesquisa “Para você, o que é Pay to Win (p2w)?” e se você ainda não participou ainda há tempo! Esses critérios serão moldados de acordo com as respostas que o formulário for recebendo ao longo do tempo para se manterem sempre atualizados e de acordo com aquilo que a COMUNIDADE como um todo pensa. Afinal, vivemos numa democracia!

Primeira análise já pronta

Esta primeira análise servirá como uma espécie de teste para verificarmos se a comunidade está ou não de acordo com o sistema e critérios utilizados.

Mais abaixo você encontra toda a explicação detalhada de como tudo isso funciona. Logo a seguir, o vídeo com a primeira análise feita no jogo Phantasy Star Online 2 que foi re-lançado recentemente na Steam. Veja a seguir.

Onde ver mais análises?

Todas as análises que forem sendo realizadas em meu canal do Youtube, também estarão disponíveis na nova página que criei dedicada inteiramente ao tema: https://p2w.tiolou.com.br.

Sistema de pontuação – como funciona?

Utilizarei, para essas análises, um sistema de pontuação que vai de 0 a 10, sendo 0 o resultado perfeito (definitivamente NÃO é p2w) e 10 o pior resultado possível (definitivamente É p2w de todas as formas conhecidas pelo ser humano). Então, em resumo, quanto MENOR a nota, MELHOR o jogo!

Um pouco de matemática simples para entender o sistema…

Esse sistema utilizará peso duplo para a soma e produto das equações. Pode parecer complicado, mas vamos explicar em termos bem simples. Veja a seguir.

Na hora de analisar, o limite de pontos que um jogo pode receber é, na realidade, 20 e não 10. Vamos supor que temos 2 critérios para avaliar um jogo, não importa quais sejam eles. Cada um desses critérios têm sua própria pontuação máxima que pode somar ao jogo analisado.

Suponhamos que nosso primeiro critério seja algo como “Possui assinatura VIP” e que esse critério pode dar ao jogo, no máximo 6,5 pontos (seis pontos e meio), temos o outro critério, qual seja “Possui equipamentos na Loja de Cash”, e que esse tenha pontuação máxima de 13,5 (treze pontos e meio). Nesse caso, somando 6,5 + 13,5 temos um total de 20. Prossigamos.

Peguemos agora um jogo qualquer, totalmente aleatório, imaginário inclusive. Esse dado jogo recebeu 4,2 no primeiro critério e 7,3 no segundo. Vamos somar os 4,2 + 7,3 e teremos um total de 11,5. Agora dividimos esse resultado por 2 e temos um total de 5,75 / 10 pontos para a análise final do jogo. Logo, 10 pontos é o total (pior resultado possível) e o jogo recebeu 5,75, ficando um pouco acima da metade da pontuação máxima de p2w.

Avaliação secundária

Para melhorar ainda mais a precisão do nosso sistema avaliativo, vamos aplicar uma Avaliação Secundária. Essa avaliação trabalhará com faixas. Essas faixas serão responsáveis por dizer quais os resultados bons e quais os ruins. Confira a seguir as faixas que foram definidas.

Faixas de Pontuação

[0] Jogos com pontuação 0: o resultado perfeito! O jogo DEFINITIVAMENTE não possui absolutamente nada que o classifique como p2w ou que gere vantagens para outros jogadores que gastam dinheiro. Geralmente a loja do jogo, QUANDO existem, possuem exclusivamente itens cosméticos à venda e nada mais.

[0,1 – 1,5] Resultados entre 0,1 e 1,5 pontos: os jogos que receberem entre 0,1 pontos e 1,5 pontos, serão classificados como DEFINITIVAMENTE NÃO SÃO P2W. Os jogos nessa faixa geralmente têm à venda na loja apenas um sistema de Vip/Premium que concede ao jogador no máximo +10% de XP, gold e outras moedas secundárias ingame que não desbalanceiam o mercado ou o PvP.

[1,6 – 3,5] Resultados entre 1,6 e 3,5 pontos: os jogos nessa faixa de pontuação serão classificados como APRESENTAM LEVES VANTAGENS (FREEMIUM). Estes jogos são considerados como um nível bastante leve de p2w (o famigerado Pay to Fast ou P2F), tendo à venda na loja de cash apenas itens como poções de cura, buffs de XP de até 10%, bolsas para materiais de crafting ou alguns espaços adicionais na bolsa do personagem e outras coisas bem leves que não atrapalham a jogabilidade e não desbalanceiam o mercado ou o PvP.

[3,6 – 5] Resultados entre 3,6 e 5 pontos: os jogos nessa faixa de pontuação serão classificados como APRESENTAM VANTAGENS MÉDIAS OU GRANDES e já são considerados como p2w.

TRECHO DE UM RACIOCÍNIO SOBRE A PESQUISA “Para Você, O que é Pay to Win?”

Apesar de grande parte das pessoas ter respondido “NÃO” à questão “P2W é diferente de P2F?” na pesquisa Para você, o que é Pay to Win (p2w)?, a maior parcela delas acabou se confundindo ao responder às questões subsequentes que eram exatamente a mesma pergunta, porém elaborada de formas diferentes para, propositalmente, confundir as mentes a fim de verificar o que elas realmente pensam a respeito do tema.

Desta forma, foi possível observar que, no fundo de suas ideias, a maior parte das pessoas que participaram da pesquisa até o presente momento acha que a venda de bônus de XP, Ouro e outras moedas, teletransporte gratuito, e outras cosias que não desbalanceiam necessariamente o jogo, já apresenta vantagem para quem tem condição financeira para “investir” no jogo.

Nesses casos já se pode perceber uma facilidade para a desregulação do mercado ou mesmo das classes no PvP, entre outros problemas desse gênero. Afinal, por mais leves que sejam as vantagens, elas ainda existem. E por este motivo, são considerados, estes games, como P2W de níveis LEVE, MODERADO ou ALTO.

[5,1 – 6,9] Resultados entre 5,1 e 6,9 pontos: os jogos nessa faixa são considerados como contendo ALTO NÍVEL DE P2W, pois possuem um alto nível de desbalanceamento entre os jogadores que não gastam e os que gastam dinheiro, falando principalmente em questão de PvP. Geralmente são vendidas skins e equipamentos que dão status na Loja de Cash do jogo, além de provavelmente contarem ainda com sistema de Vip/Premium que dão coisas como teleporte gratuito, poções de alto nível gratuitamente e/ou outros itens que não são obtíveis dentro do jogo, apenas na Loja, e outras coisas do gênero. Além de, comumente, conterem ainda todos os benefícios exclusivos a pagantes que já foram observados nos tópicos anteriores.

[7 – 9,9] Resultados entre 7 e 9,9 pontos: jogos que DEFINITIVAMENTE SÃO P2W. Geralmente possuem tudo o que foi citado anteriormente, além de os equipamentos por vezes serem editados, de a moeda de Cash do jogo possuir baixo valor (os itens são muito caros), o jogador pode equipar diversas peças e cada um concede um ou mais bônus diferentes, geralmente se pode comprar um personagem completo e já começar pronto para o endgame e essa faixa também pode incluir alguns jogos que porventura ofereçam a possibilidade de comprar skills, que tenham áreas exclusivas para players que pagam, que tenha vantagens únicas nessas áreas que não existem no resto do jogo (sem equivalentes diretos fora dessas áreas), etc.

[10] Resultados com pontuação 10 (máxima): fuja AGORA desses jogos se ainda não fugiu dos anteriores! Além de tudo o que já foi citado, esses possuem uma clara ausência da moderação, da Staff como um todo ou leviandade da própria empresa. Não são aplicadas punições a quem agride os Termos de Uso e, por vezes, mais comumente do que gostaríamos de admitir, a própria empresa oferece itens de cash aos jogadores gratuitamente, vive dando “compensações” que desregulam o mercado e o PvP e tornam o jogo numa grande bola de neve de problemas que nunca são e tampouco serão resolvidos. Nesses jogos, você geralmente precisa pagar até para respirar. Cada passo custa um dinheiro. Simplesmente existir custa dinheiro nesses jogos.

Observação importante

A pontuação acima é mais genérica e indica uma pontuação geral. É possível, por vezes, observar pontos de diferentes faixas (tratadas acima) mas pertencentes a uma pontuação abaixo ou acima daquilo que foi observado. Isso é completamente normal e esperado.

Para um detalhamento e entendimento maiores, observe os critérios de avaliação utilizados que serão descritos logo a seguir.

Critérios para MMORPGs

A princípio, trabalharemos com apenas um estilo de jogo a sere analisado. Este ainda é um projeto recém-nascido e precisa de tempo para amadurecer. Esses estilo é o MMORPG. Futuramente adicionaremos mais. Veja a seguir quais são os critérios de avaliação e suas devidas pontuações.

  1. Possui pets, montarias, equipamentos, skills, poções ou skins que aumentam status, dão bônus passivos ou aumentam consideravelmente os status durante certo tempo ou ainda poções potentes que não podem ser obtidas no jogo ou levam pelo menos o dobro do tempo para serem obtidas
    • Até +1.0
  2. Os itens anteriores são obteníveis ingame apenas via loja de cash e por dinheiro real
    • Até +2.0
  3. Possui sistema de PREMIUM/VIP/PLUS que oferece grandes vantagens (acima de 10% em bônus de EXP, Drop, Gold e outras moedas ingame, status passivos, etc.), bolsa especial com espaço infinito ou muito grande
    • Até +1.5, dependendo da quantidade de Bônus concedido e da influência gerada no mercado (quando trocáveis ou vendíveis) e/ou no PvP
  4. Possui áreas exclusivas para assinantes Premium/VIP/Plus ou as áreas devem ser compradas (permanentemente) via Loja de Cash ou ainda skills, equipamentos e etc. que só podem ser obtidos através de DLC
    • Até +1.0 a depender do desbalanceamento gerado no mercado (quando trocáveis ou vendíveis) e no PvP (quando não há equivalentes diretos disponíveis por meios gratuitos)
  5. As áreas citadas acima possuem estações de crafting, equipamentos, itens, materiais ou outros conteúdos INACESSÍVEIS aos demais personagens ou os itens, skills, equipamentos, etc. oferecem grandes bônus em comparação aos “free-to-play”
    • Até +1.5, dependendo dos bônus garantidos pelos conteúdos oferecidos e do desbalanceamento gerado no mercado (quando trocáveis ou vendíveis) e no PvP
  6. Crafting, itens etc. são obtidos no dobro da velocidade ou mais com relação a quem farma e EXP com bônus maior do que 10%
    • Até +1.5
  7. É possível comprar personagens já completos no endgame
    • Até +0.5
  8. Esses personagens acompanham equipamentos, itens, etc. da loja de Cash
    • Até +2.0
  9. Moeda de Cash é responsável pela compra de grande parte dos itens importantes ingame (equipamentos e outros itens que sejam essenciais e não estéticos) e só pode ser obtida via Loja ou leva no mínimo o dobro do tempo para ser farmada ingame
    • Até +3.0
  10. Quem “investe” dinheiro no jogo evolui (não apenas o nível, mas tudo) um personagem no mínimo 2x mais rápido que um player “free”
    • Até a +6.0, dependendo da severidade do problema

Calculando os Critérios de Avaliação e gerando a Nota Final

Para calcular as pontuações obtidas através dos Critérios de Avaliação, basta somar todas as notas recebidas por cada tópico de avaliação. Após isto, divida o resultado por 2 e obterá a média final que pode ir de 0 a 10, com seus respectivos decimais entre os valores mínimo e máximo de pontuação (0 e 10, respectivamente).

Por exemplo, um game imaginário que tenha recebido uma nota de 13.7 após análise dos tópicos avaliativos, terá sua Nota Final estabelecida em 6.85 e será considerado, portanto, como contendo ALTO NÍVEL DE P2W, segundo observado pelas pontuações já descritas no tópico Faixas de Pontuação.

Considerações Finais

Então estes serão os critérios utilizados para avaliar os jogos aqui nesse novo quadro do Canal Tio Lou Games. E eles poderão ser modificados ao longo do tempo para o que a comunidade for considerando mais razoável sempre que houver um consenso da mesma.

Se você quiser ajudar a melhorar o sistema de avaliação ou quer dar qualquer sugestão, fale conosco via e-mail, Messenger ou ainda respondendo ao nosso formulário de pesquisa “Para você, o que é Pay to Win (p2w)?“. Sinta-se livre para contribuir e nos ajudar a melhorar cada dia mais como comunidade!

Ajude-nos a melhorar os critérios de avaliação!

Se você quer participar ainda mais ativamente para a construção de uma comunidade melhor, mais crítica quanto ao P2W e mais unida e organizada, participe da nossa breve pesquisa Para você, o que é Pay to Win (p2w)? e responda com suas próprias palavras e sinceramente. Toda a comunidade lhe agradecerá infinitamente por colaborar com este simples porém grandioso passo!


E aí, gostaram das dicas? Conta pra gente aí nos comentários, deixe sua opinião e participe da comunidade! Você também pode fazer parte do nosso Grupo no Facebook, da Página do Facebook, seguir o Perfil do Instagram e se inscrever no Canal do Youtube.