Como alterar seu DNS para melhorar a conexão

Olá pessoas, tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimxs! Hoje vamos falar rapidamente sobre uma questão que algumas pessoas talvez não saibam como resolver mas que pode ajudar a dar uma leve melhorada na conexão tanto para navegação na internet quanto para maior estabilidade em jogos.

Estamos falando de alterar nossos servidores de DNS para os públicos do Google. Este é um processo absolutamente simples e qualquer um está apto a fazê-lo por conta própria após este curto tutorial com imagens.

Em breve, farei um vídeo mostrando como fazer a configuração e o colocarei exatamente aqui quando estiver disponível.

Como alterar o DNS?

Simples! Siga os passos abaixo.

  1. Na área de notificação do Windows, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone de conexão à internet;
  2. Então, clique sobre a opção “Abrir configurações de Rede e Internet”;
  3. Na janela que abriu, clique sobre a opção “Alterar opções de adaptador”;
  4. Clique com o botão direito do mouse por sobre a sua conexão à internet;
  5. No menu de contexto que acaba de abrir, clique sobre a opção “Propriedades”;
  6. Agora, nessa nova janela, busque pela configuração chamada “Protocolo IP Versão 4(TCP/IPv4)” e selecione ela usando o mouse;
  7. Então, clique sobre a opção “Propriedades”;
  8. Nessa nova janela agora aberta, vá até a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS:” e selecione-a usando o mouse;
  9. Em “Servidor DNS preferencial” insira “8.8.8.8” e em “Servidor DNS alternativo” insira “8.8.4.4”;
  10. Clique em “OK” para aplicar a nova configuração de DNS e aguarde alguns segundos para que comece a funcionar.

Imagem de Exemplo

A seguir, uma imagem que contém todos os passos enumerados de acordo com a tabela acima para facilitar o entendimento. Clique na imagem para ampliá-la.

O que é e como funciona o DNS?

DNS é uma sigla para “Domain Name Server”, ou servidor de nome de domínio. Esse servidor é também conhecido como “Name Resolver” ou resolvedor de nomes. E é exatamente essa a sua função.

O DNS é responsável por receber aquilo que você digita na barra de endereços do navegador e transformar esse texto em um endereço IP para realizar a sua conexão com o website desejado. Veja o diagrama a seguir:

A função do DNS é, portanto, transformar um nome em um IP. Mas qual nome? O nome de domínio. Por exemplo, o nome de domínio deste blog é tiolou.com.br.

Mas para entender melhor o funcionamento do DNS, vamos a um breve exemplo da vida real: quando você envia uma carta, você coloca o endereço do destinatário nela. Entretanto, para que os Correios enviem a carta corretamente, é necessário que, além do endereço, composto pelo nome da rua, seu número etc., você também informe o CEP do local onde a carta deve ser entregue.

É exatamente a parte de transformar o endereço da pessoa num CEP que o servidor de nomes (DNS) faz. Ele recebe o que você digitou no navegador, por exemplo www.tiolou.com.br, e então transforma esse nome num endereço de IP, fazendo com que a sua conexão seja encontrada e o conteúdo certo seja mostrado para você.

Os domínios, tal qual tiolou.com.br, são como os endereços das casas. E os IPs, são como os CEPs. Ambos precisam funcionar juntos, do contrário o website ou a casa não são encontrados corretamente.


E aí, gostaram das dicas? Conta pra gente aí nos comentários, deixe sua opinião e participe da comunidade! Você também pode fazer parte do nosso Grupo no Facebook, da Página do Facebook, seguir o Perfil do Instagram e se inscrever no Canal do Youtube.

Tio Lou

Tio Lou Autor

Idealizador de toda esta Comunidade, Youtuber, Programador por paixão e amante de comida boa. Qualquer dúvida, contate-me em [email protected]