Icarus Online: Review do novo MMORPG com servidores locais

Primeiramente, olá a todos! Farei aqui uma avaliação geral sobre o beta fechado de Icarus Online.

Sou novo na área e tenho o objetivo de trazer o melhor e mais completo conteúdo sobre Icarus Online Brasil para vocês e desde já peço a ajuda da comunidade para compartilhar as informações que dominam aqui no website. Espero que juntos possamos fazer dessa a maior, melhor, mais robusta e resiliente biblioteca de Icarus Online em português-BR!

Este é um Review para quem não chegou a jogar o Beta Fechado do Icarus Online ou jogou pouco e não teve contato o suficiente com o jogo para perceber suas qualidades e defeitos.

Review de Icarus Online BR

Num mundo reinado por World of Warcraft e Final Fantasy XIV, pouco espaço sobra para os outros MMOs que estão fora do main-stream. Mesmo assim, muitos não se sentem à vontade com os jogos citados e outros ainda querem algo diferente para sair da monotonia. A verdade é que há muitos MMOs por aí hoje em dia, mas a maior parte não vale o esforço.

Riders of Icarus foi lançado originalmente em 06 de Julho de 2016, há 3 anos. Muitos nunca jogaram o game original. Já outros, tiveram o desprazer de ver o jogo decair a cada dia por conta da ganância da empresa que mantém o jogo até hoje. O motivo para isto é sua loja de cash totalmente overpower e necessária para que você se encaixe e possa progredir.

Diferentemente, a GameFlip trouxe o Icarus para o Brasil, com servidores em São Paulo, e além disso prometeu que jamais haverá o famoso Pay to Win na nossa versão do jogo. Isso é um tanto quanto animador, pois Icarus é um ótimo jogo com bastante conteúdo e muito divertido. Se cumprir com a palavra, a GameFlip terá um dos melhores MMOs na mão.

O jogo abriu para o Beta Fechado há algum tempo e eu pude testar bastante o jogo, suas mecânicas, balanceamento e tudo mais. O jogo está, no geral, maravilhoso! Porém, como nem tudo são flores, há seus pontos negativos. Por que não começar por eles?

Otimização

O jogo foi desenvolvido com a Cry Engine, motor que possui falhas de otimização bastante conhecidas. Este é um problema do núcleo do jogo, portanto é muito improvável que um dia seja corrigido. A menos, é claro, que o jogo seja totalmente refeito utilizando uma Engine melhor.

No entanto, apenas alguns hardwares encontraram problemas para rodar o jogo. O que demonstra que o problema é, na verdade, bastante aleatório, afetando alguns sim e outros não.

Quem passou por dificuldades, teve desde quedas bruscas no FPS (às vezes para menos de 30) até mesmo congelamento completo do PC, tendo de reinicial manualmente a máquina para recuperar o controle dela.

Todavia, a equipe da Gameflip se mostrou extremamente comprometida, resolvendo problemas relatados por vezes já no dia seguinte ao dia do relato. Sim! Isso é um tempo recorde e merece um Guinness, parabéns à Gameflip por fazer o que todas as empresas deveriam naturalmente fazer 👍

Apesar desses problemas citados, eu mesmo não passei por qualquer deles. Diante disso, posso dizer que é um problema razoavelmente pequeno.

Teste de Estresse Muito Estressante Mesmo

Houve diversos eventos no jogo durante o Beta Fechado, maior parte com o intuito de estressar os servidores para fins de teste e balanceamento. Durante o propriamente dito Teste de Estresse do servidor, o acesso foi totalmente liberado para toda a comunidade. Nesse dia o teste de estresse foi muito maior para os jogadores do que para o servidor. Pôde-se ver uma comunidade extasiada e que pouco se lixava para os que lhe rodeavam. Há um item no jogo chamado Megafone, que serve para, como se é de imaginar, gritar. Esse grito é visto por todos do servidor, mesmo aqueles que desativaram o chat completamente. Junte isso e muitas pessoas que nao tem educação, só escrevem com o Caps Lock ativado e amam o SPAM de todo o coração e você terá um enfarte do miocárdio.

Fora estes dois aspectos, tudo no jogo está absolutamente lindo. Vamos aos pontos positivos:

Latência

Todos sabem que um dos principais inimigos do gamer de MMO é a latência. O maledito do atraso entre o aperto de uma tecla e a ação executada no jogo. Lógico que há N coisas envolvidas na latência final de um jogo, mas uma conexão com 15ms de atraso é um sonho para qualquer brasileiro que já tenha jogado MMO ao menos uma vez na vida. E é exatamente essa a média de latência de conexão com o servidor da GameFlip. Míseros 15 milessegundos. Sim, é um sonho daqueles com creme de leite e bastante açúcar de confeiteiro: bom para dar taquicardia em quem tem problemas com movimentação rápida demais. Ou em diabéticos, no caso do sonho comestível.

Modo de Ação

Sim! O jogo tem um modo de ação super legal que você pode ativar e desativar quando bem entender. Quem não gosta do estilo pode simplesmente deixar no tab-target padrão.

Jogabilidade

A jogabilidade de diversas classes no Riders of Icarus original era truncada, pesada e cheia de vários problemas. Dos principais, o desbalanceamento que torna uma classe muito superior a outra. Na versão BR que a Gameflip trouxe, até onde pude testar todas elas estão uma maravilha. Bem balanceadas e super gostosas de jogar. Elas realmente atendem aos mais diversos estilos de jogo. Não é como em alguns MMOs que a classe parece importar pouco ou não impactar no estilo de combate do personagem.

Linha Evolutiva

A evolução dos personagens está mais lenta que o de costume. Isso é bom! Quando você leva mais tempo para chegar ao nível máximo, você aprende a jogar com mais facilidade. É uma ótima coisa para você conseguir pegar todas as manhas da sua classe favorita e já chegar no end-game arrasando!


Você pode também gostar de

Montarias

Muitos reclamaram, durante o Beta, do consumo de Energia dos familiares (montarias). Eu sinceramente achei ótimo. Um dos problemas no ROI original era justamente as montarias quase não consumirem Energia, o que tornou a outrora valiosa Poção de Energia num item praticamente inútil. Lá, servia basicamente apenas para ocupar espaço na sua bolsa.

Com esse consumo de energia você é obrigado a ter uma boa mecânica de montarias e a domar muitas delas para ter à sua disposição e nunca ficar a pé. No início do jogo isso ajuda ainda mais a pegar o jeito com a sua classe, pois você anda mais e, portanto, entra em mais combates. Além, é claro, de ajudar a conhecer melhor o mundo e aprender os locais onde ficam todas as coisas.

Além disso, existem MUITAS montarias no jogo, uma mais magnífica que a outra. Esse é, definitivamente, o ponto mais alto desse jogo. A mecânica de montarias e combate aéreo é maravilhosa.

Sabe o mais legal? Quase todas as criaturas do jogo podem ser domadas e usadas como familiar, montaria ou encantamento. Sim, você pode colocar o familiar numa pokébola pedra-selo e engastá-la em seu equipamento para receber bônus.

Masmorras de Icarus Online

Existem diversas. Uma mais legal que a outra. Possuem boa duração, nem pequenas e nem longas demais. Muitas tem, inclusive, modo Solo para os Forever Alone que nem eu.

Além disso, as melhores montarias ficam dentro de masmorras, geralmente na dificuldade Lendário ou Heroico. Vale a pena domar todas as montarias que existe, é um ótimo objetivo a se cumprir no jogo!

Modo PvP

Existe PvP no Icarus Online! E ele se mostrou balanceado. Ele acontece num único mapa, chamado originalmente de Exarahn Badlands. Uma tradução possível seria Ermos de Exarahn. Nesse mapa você pode pegar (farmar, para os mais íntimos) uns cristais vermelhos que depois podem ser trocados num excelente Set (conjunto de armadura). Além disso, os combates são muito divertidos e, como já disse, achei eles bem balanceados.

Gráficos

O jogo tem gráficos excelentes para a engine utilizada. Além disso conta com uma vasta possibilidade de customização dos personagens, como todo bom jogo coreano deve mesmo ter. O mundo inteiro tem umas paisagens deslumbrantes, excelentes para esconder a UI, tirar aquele print screen e colocar como papel de parede. São paisagens realmente magníficas, ponto pro pessoal do criativo do jogo.

Regiões de Icarus Online

O jogo possui uma vasta gama de regiões para que o jogador explore, além disso a linha principal de missões o leva em quase todas elas. Vale muito a pena concluir a história principal do jogo, pois além de ser até bem legal, ajuda a conhecer os locais e a aprender a se locomover no mundo. Por falar no mundo, ele é repleto de criaturas magníficas e recursos naturais que você pode coletar para fabricar os mais variados itens, dando uma mecânica de profissões bem interessante e diferente do costumeiro. Aqui todos podem ter todas as profissões, sem limitações.

O Combate

O combate em Icarus Online é padrão, quem já jogou MMO vai se familiarizar logo de cara com a disposição da HUD. Além disso, o sistema de Ação ajuda a tornar o jogo mais interativo para quem curte o estilo. A nossa build nesse jogo não requer muitos planejamentos como em WoW (antigamente), por exemplo. O que conta mais é o conhecimento que você tem da sua classe na hora de fazer combos, principalmente quando em combates aéreos. Além disso, a competitividade se concentra em vários modos de jogo: masmorras, torres de desafio, guerras de guildas, duelos no céu, etc.

O jogo claramente influencia o jogador a montar grupos para jogar, tornando complicado o Solo Play. Em níveis mais elevados, basta 3 ou 4 tecos e teu boneco bau bau alguns poucos ataques para que seu personagem pereça. Além disso, caso a Gameflip mantenha a mecânica do jogo original, você receberá um bonus ao se aliar com outros jogadores em um grupo (party): com 3 pessoas no grupo, 30% a mais de Exp para todos e com 5 pessoas, 50%. Além disso, a taxa de queda (drop rate) também aumenta quando em grupo.

Veredito

Riders of Icarus já é um jogo muito divertido, com mecânicas interessantes e gameplay diversa. Icarus Online, caso entregue tudo o que foi prometido, conseguirá resolver os problemas inseridos no jogo original. Isto daria ao game um novo fôlego e certamente traria uma enorme fã-base ativa.

Levando em consideração o histórico e games parecidos do mercado como base comparativo, acredito que Icarus Online mereça a confiança de uma nota 8/10.


E você? Jogou no Beta de Icarus Online? O que achou? Comenta aí pra gente conversar, compartilhe sua opinião sobre o jogo, suas experiências e tudo mais.

Nos vemos em breve, pessoas o/

Acesse o website oficial da Comunidade Tio Lou Games. Este é o Blog do Tio Lou Games, sua melhor fonte de informação, guias e dicas de games!